Em um avanço significativo em seu ecossistema, o XRP Ledger (XRPL) implementou com sucesso a emenda chamada de Identificadores Descentralizados (DID) em sua mainnet, marcando um passo crucial em direção às soluções de identidade Web3.
O desenvolvedor do RippleX, Mayukha Vadari, revelou a atualização em uma publicação compartilhada, em 30 de outubro. Segundo o desenvolvedor, a emenda XRPL DID foi ao ar na rede ontem.
A atualização revelada tem o intuito de aprimorar a identidade segura no XRPL, permitindo que os usuários possam criar documentos DID vinculados a identificadores exclusivos na cadeia.
“Um Identificador Descentralizado (DID) é um novo tipo de identificador definido pelo World Wide Web Consortium (W3C) que permite identidades digitais verificáveis. Os DIDs estão totalmente sob o controle do proprietário do DID, independente de qualquer registro centralizado, provedor de identidade ou autoridade de certificação”, destaca um documento do XRP Ledger.
Vadari explicou que os DIDs, que são semelhantes às impressões digitais, garantem a autenticidade dos dados. “Um DID é aproximadamente equivalente a uma impressão digital no mundo real. Todo mundo tem um, e embora ele não faça nada sozinho, é útil em outros contextos. Por exemplo, ele pode se conectar a Credenciais Verificáveis (VCs) ou outros dados que provam quem você”.
O desenvolvedor ressaltou que a maneira como os DIDs são implementados normalmente segue a especificação do World Wide Web Consortium (W3C). “Eles são projetados para serem persistentes, globalmente resolvíveis, criptograficamente verificáveis e descentralizados, e são projetados para serem compatíveis com qualquer livro-razão ou rede distribuída”.
Esta atualização importante coloca o XRPL ao lado de outros blockchains que promovem a identidade descentralizada. Os princípios-chave de um DID são: Descentralização; Credenciais Verificáveis; e Interoperabilidade.
“Os documentos DID contêm as informações necessárias para verificar criptograficamente a identidade do sujeito descrito por um documento DID. O sujeito pode ser uma pessoa, organização ou coisa. Por exemplo, um documento DID pode conter chaves públicas criptográficas que o sujeito DID pode usar para se autenticar e provar sua associação com o DID”, explicou o XRP Ledger.
No momento da publicação, o preço do XRP estava cotado em US$ 0,5185 com alta de 0.4% nas últimas 24 horas.