XRP Ledger (XRPL), a rede blockchain da Ripple, revelou sua nova sidechain, em 12 de junho. Em seu comunicado, a Ripple destacou que trouxe a compatibilidade com a Máquina Virtual Ethereum (EVM) para o XRP Ledger (XRPL). O novo produto se chama XRPL EVM Sidechain.
“A sidechain abrirá novas oportunidades para desenvolvedores de XRPL em finanças descentralizadas (DeFi) e tokenização de ativos do mundo real (RWA), impulsionando a inovação e expandindo a utilidade e o alcance da rede”.
De acordo com a Ripple, a sidechain XRPL EVM está definida para ser lançada com Axelar como ponte exclusiva para obter o token de gás nativo da sidechain (eXRP) do XRPL. Axelar também pode ser usado para conectar outros tokens fungíveis de e para a rede principal XRPL, bem como de mais de 55 blockchains na rede Axelar.
Além disso, a equipe de engenharia da Ripple também tem trabalhado junto com a Peersyst visanso a expansão da interoperabilidade do XRPL. “Axelar é uma ponte testada em batalha, pronta para produção e totalmente compatível para trazer XRP empacotado (eXRP) como moeda nativa para a cadeia lateral XRPL EVM. A equipe de engenharia da Peersyst está agora trabalhando para migrar a ponte principal para a Axelar para o devnet”, disse Ferran Prat, CEO da Peersyst.
Conectar XRPL EVM Sidechain à rede principal XRPL envolve o uso de uma ponte. O XRP embalado (eXRP) serve como ativo nativo e token de gás. “Esta ponte facilita a transferência contínua de ativos entre XRPL e EVM Sidechain, garantindo interoperabilidade e processamento eficiente de transações. A ponte é crucial porque permite que os desenvolvedores aproveitem os pontos fortes de ambas as redes”.
1/ Introducing the XRPL EVM Sidechain: We’re excited to bring Ethereum Virtual Machine (EVM) compatibility to the XRP Ledger, enhancing interoperability and unlocking new opportunities in DeFi and RWA. https://t.co/lenc4Bl9TZ
— RippleX 📍#XRPLApex (@RippleXDev) June 12, 2024
Vale lembrar que, em dois anúncios importantes para o crescimento e expansão da Ripple, a empresa revelou o lançamento de um Fundo XRPL Japão e Coreia em 11 de junho de 2024, além de anunciar a aquisição da Standard Custody.