De acordo com um anuncio da equipe de desenvolvimento principal do blockchain RippleX, pela primeira vez o XRP Ledger está testando a sidechain Ethereum Virtual Machine (EVM), o obejetivo dos teste é trazer contratos inteligentes do Ethereum para o XRP Ledger.
A sidechain, uma blockchain deve trazer contratos inteligentes baseados em Ethereum para a XRP Ledger, uma blockchain associada à empresa de pagamentos internacionais Ripple.
A sidechain ainda está na primeira fase de desenvolvimento e indisponível para testes públicos, de acordo com a RippleX. Isso significa que, por enquanto, está disponível apenas no Devnet do XRP Ledger, uma rede experimental restrita usada para testes no XRP Ledger. A segunda fase começará no início de 2023 e contará com uma sidechain EVM sem permissão aberta ao público.
O XRP Ledger atualmente não suporta a Ethereum Virtual Machine (EVM), um ambiente de computação comumente usado pelos desenvolvedores da Ethereum para escrever aplicativos.
Uma vez implantado na rede principal no segundo trimestre de 2023, o sidechain permitirá que os desenvolvedores escrevam aplicativos no Solidity, a principal linguagem de programação do Ethereum e o tornem interoperável com o XRP Ledger por meio de uma ponte, disse RippleX. A sidechain também permitirá que os desenvolvedores usem o ativo nativo do XRP Ledger chamado XRP dentro do ambiente sidechain.