Quem é Xi Jinping?
Xi Jinping é um político chinês que atua como secretário-geral do Partido Comunista da China (PCC), presidente da República Popular da China (RPC) e presidente da Comissão Militar Central (CMC). Xi é o líder supremo, o funcionário de mais alto escalão na China, desde 2012 e recebeu oficialmente o título de “núcleo de liderança” do PCC em 2016.
Filho do veterano comunista chinês Xi Zhongxun, ele foi exilado na zona rural do condado de Yanchuan ainda adolescente, após o expurgo de seu pai durante a Revolução Cultural, e viveu em uma caverna na vila de Liangjiahe, onde trabalhou como secretário do partido. Depois de estudar na Universidade de Tsinghua como “estudante trabalhador-camponês-soldado”, Xi subiu na hierarquia política nas províncias costeiras da China. Xi foi governador de Fujian de 1999 a 2002. Ele também foi governador e depois secretário do partido da vizinha Zhejiang de 2002 a 2007. Após a demissão do secretário do partido de Xangai, Chen Liangyu, Xi foi transferido para substituí-lo por um breve período em 2007. Ele ingressou no Comitê Permanente do Politburo e no secretariado central em outubro de 2007, passando os cinco anos seguintes como suposto sucessor do líder supremo chinês, Hu Jintao.
Xi é o primeiro secretário-geral nascido após a Segunda Guerra Mundial e o estabelecimento da República Popular da China. Desde que assumiu o poder, Xi introduziu medidas abrangentes para impor a disciplina partidária e garantir a unidade interna. A sua campanha anticorrupção, que é a sua assinatura, levou à queda de proeminentes funcionários em exercício e reformados do Partido Comunista, incluindo membros do Comité Permanente do Politburo. Nacionalista chinês, reforçou as restrições à sociedade civil e ao discurso ideológico, aumentando a censura e a vigilância em massa, defendendo a censura na Internet na China como o conceito de “soberania da Internet”. Xi apelou a mais reformas económicas de mercado socialistas, a um governo de acordo com a lei e ao fortalecimento das instituições legais, com ênfase nas aspirações individuais e nacionais sob o lema “Sonho Chinês”. Ele também defendeu uma política externa mais assertiva, particularmente no que diz respeito às relações China-Japão, às reivindicações da China no Mar da China Meridional e ao seu papel como principal defensor do comércio livre e da globalização. Ele procurou expandir a influência da China na África e na Eurásia através da Iniciativa Cinturão e Rota.
As the central figure of the fifth generation of leadership of the People’s Republic, Xi has significantly centralised institutional power by taking on a wide range of leadership positions, including chairing the newly formed National Security Commission, as well as new steering committees on economic and social reforms, military restructuring and modernization, and the Internet. Xi’s political thoughts have been written into the party and state constitutions. His tenure has also seen a return to a cult of personality and the removal of term limits for the presidency in 2018.
- Conhecido por:Partido Comunista da China
- Nascer:15 de junho de 1953
- Nacionalidade:chinês
- Localização:Zhongnanhai, China
- Educação:Universidade de Tsinghua (BE, LLD)
- Outros projetos:Partido Comunista da China – Secretário Geral
República Popular da China – Presidente
Comissão Militar Central
República Popular da China – Vice-Presidente – 2008–2013