Uma das principais exchanges de criptomoedas, a OKX, anunciou o lançamento da rede Ethereum Layer-2 (L2), X Layer, para o público em geral, em 15 de abril. Em seu comunicado oficial, a exchange explicou que a X Layer está integrada à corretora OKX (CEX) e à OKX Web3 Wallet.
O lançamento aconteceu na mainnet pública da rede de Camada 2 (L2), X Layer, que permite construir com mais de 200 DApps em toda a rede. “Com os mais de 200 DApps integrados durante o estágio de testnet, também vimos milhares de desenvolvedores construindo ativamente na rede. Nosso objetivo é tornar mais barato e rápido para milhões de pessoas entrar e sair de aplicações on-chain por meio da nossa rede de L2 compatível com EVM e alimentada por prova de conhecimento zero (ZK)”.
De acordo com a OKX, a X Layer foi desenvolvida para ser versátil, não restringindo a inovação a um único caso de uso. “Imaginamos desenvolvedores on-chain usando a X Layer e sua infraestrutura para criar novas “camadas” para uma infinidade de casos de uso”.
Hiya creators, builders, founders 👩💻👨💻
🚨 We’re opening X Layer Mainnet to the Public 🚨
With +200 dApps building, X Layer is now accessible to everyone, not just developers.
Experience the power & security of our zkEVM L2 network firsthand.
Start building:… pic.twitter.com/K59dg0sJrG
— X Layer (@XLayerOfficial) April 16, 2024
As aplicações on-chain da L2 da OKX incluem cerca de 40 aplicações de DeFi, 20 de infraestrutura, 12 de bridging, 5 ferramentas de crescimento, 16 carteiras, 10 de NFT e jogos, 10 de SocialFi e vários outros DApps de ferramentas de desenvolvimento.
Alguns dos DApps mais populares da Web3 são baseados na X Layer: DApps de DeFi como Curve, Renzo e QuickSwap; Aplicações de infraestrutura, incluindo Layerzero, Wormhole, Chainlink, EigenLayer (DA).
A equipe por trás do lançamento destacou que, agora que a mainnet pública da X Layer está ativa, o foco será integrar o maior número possível de desenvolvedores e usuários. “Nosso objetivo é agregar valor, fornecendo uma experiência on-chain contínua e eficiente, para incentivar e facilitar novas inovações baseadas nas tecnologias de L2 e ZK”.