Wyoming pode ser o mais estado dos Estados Unidos a ter uma stablecoin própria após quatro membros do Legislativo local protocolarem um projeto de lei que pede a permissão ao Tesouro para emitir o token.
Na última quinta-feira (17), os senadores do estado, Chris Rothfuss e Tara Nethercott, juntamente com os representantes da Câmara Jared Olsen e Mike Yin apresentaram um documento ao Senado, intitulado como Wyoming Stable Token Act (Lei do token estável de Wyoming, em tradução livre). Se aprovado como lei, o projeto autorizará o estado a emitir uma stablecoin atrelada ao dólar americano resgatável por moeda tradicional mantida em uma conta do estado.
O tesoureiro de Wyoming, Curtis Meier, consultaria o Comitê de Fundos de Investimento do departamento e teria autoridade para contratar contadores, auditores, consultores e outros especialistas para emitir a nova moeda digital do estado, além de também ter a liberdade de propor limitações e regras. As autoridades estaduais teriam até 31 de dezembro para emitir a stablecoin, com a opção de enviar um relatório até 1º de novembro, caso a proposta inicial seja considerada como “lei federal ou estadual incompatível”.
Caitlin Long, CEO da Avanti Financial, baseada em Wyoming, comentou sobre a legislação, afirmando que havia prós e contras no projeto, mas é “definitivamente um começo de conversas” para os legisladores que exploram stablecoins. Além disso, Long já havia dito anteriormente que as stablecoins são como pontes muito importantes entre a criptomoeda e o dólar americano, e que precisam de clareza regulatória.
É alucinante! Semelhante a um título municipal que não paga juros, nem tem data de vencimento, mas é resgatável; exceto que não é exatamente isso porque, como um token, haveria grandes diferenças legais e estruturais de liquidação”, comentou Long sobre a proposta dos legisladores de Wyoming.
O projeto do “Wyoming Stable Token Act foi enviado e será avaliado pelo Comitê Conjunto de Minerais, Negócios e Desenvolvimento Econômico do estado.