- Wormhole lança Settlement Suite.
- Solana como camada de liquidez.
- Transações multichain otimizadas.
O cenário das criptomoedas acaba de presenciar um movimento significativo que promete remodelar a forma como as transações multichain são realizadas. A Wormhole, uma das principais provedoras de infraestrutura de cadeia cruzada do setor, anunciou o lançamento do Wormhole Settlement Suite, um conjunto de protocolos de intenções projetados para otimizar e simplificar transferências entre diferentes blockchains em uma escala sem precedentes.
“Apresentando o Wormhole Settlement um conjunto de protocolos de intenções de última geração que permite transferências rápidas e multicadeia para volume em escala institucional. Construído em Solana. Distribuído por Wormhole & Mayan Finance”.
A novidade, que já conquistou a adesão de grandes players do ecossistema Solana (SOL), como Phantom, Backpack e Raydium, consiste na união de três protocolos distintos em uma solução coesa.
O Wormhole Settlement é composto por três protocolos de intenções que atuam em conjunto para otimizar as transações multichain. Em termos simples, protocolos de intenções são soluções que abstraem e automatizam tarefas complexas, permitindo que os usuários expressem suas intenções sem se preocupar com os detalhes técnicos. Em vez de executar manualmente cada etapa de uma transação, os usuários apenas comunicam o que desejam realizar, e o protocolo se encarrega de executar a tarefa da forma mais eficiente possível.
“O Wormhole Settlement capacita os desenvolvedores a integrar a funcionalidade entre cadeias em seus aplicativos com facilidade, garantindo uma experiência de usuário perfeita sem comprometer a velocidade, a segurança ou a liquidez. A liquidação inicialmente oferecerá suporte a Ethereum, Optimism, Arbitrum, Base, Avalanche, Unichain, Polygon, Solana e Sui — com mais cadeias no horizonte”, destacou.
Em um desenvolvimento significativo, os ativos do mundo real (RWAs) estão se consolidando como uma vertical de crescimento massivo no mercado de criptomoedas. Contudo, cabe destacar que, a baixa interoperabilidade entre as cadeias, pode limitar a adoção e a utilidade dos RWAs onchain. Neste sentido, o Wormhole Settlement surge como uma solução oportuna para a problemática.
A escolha da blockchain Solana como camada de liquidez central do Wormhole Settlement se deve à sua alta velocidade e escalabilidade, características essenciais para lidar com o volume de transações multichain que a solução pretende processar.