Se você quer criptografar, mas não tem dinheiro sobrando, ainda tem algo para dar em troca: seus olhos. Ou mais especificamente, seus dados biométricos.
Essa é a premissa do Worldcoin, um novo projeto de criptomoeda que deseja que todos tenham um pouco de seu WDC. Mas, para garantir que os destinatários não voltem duas vezes, os usuários precisam aceitar uma varredura ocular de um “orbe”.
Não surpreendentemente, os influenciadores e observadores de criptomoedas tinham muito a dizer.
Uma acusação ‘pálida’
Um usuário do Twitter [@zachxbt] que atende por “zach” compilou algumas informações sobre o projeto Worldcoin antes de acusá- lo de ter um modelo de negócios do tipo Ponzi.
Além do mais, Zach afirmou que a Worldcoin poderia fornecer os dados do usuário a terceiros. A Worldcoin, no entanto, insistiu que os certificados de geração de carteira não podiam ser vinculados ao usuário original.
A próxima edição foi o financiamento da Worldcoin. De acordo com a empresa, os investidores incluíram Coinbase, Multicoin e até mesmo o CEO da FTX, Sam Bankman-Fried. Somando-se a isso, 20% da oferta de 10 bilhões de WDC serão supostamente usados para uma fundação e investidores.
How is it fairly distributed when it has primary round investments by the big name VCs and angels? pic.twitter.com/ilSDDUCV0J
— Willy Woo (@woonomic) October 22, 2021
De sua parte, o apresentador do podcast Peter McCormack comentou:
“Isso é terrível além das palavras.”
McCormack também aconselhou o cofundador da Worldcoin, Sam Altman, a “ler a sala”. Além disso, zach tweetou seu ponto de vista também.
Let me sum up how bad @worldcoin is
-Distributed “fairly” yet the team gets 20% of the supply and every major VC is invested
-User acquisition model imitates that of a MLM (Herbalife)
-Privacy policy permits them to give your data to 3rd parties
-Name resembles a 2017 ICO scam— ZachXBT (@zachxbt) October 23, 2021
Pegando o olho lateral
Em um vídeo compartilhado por Zach e creditado à ” Worldcoin University ,” um homem é visto promovendo a iniciativa. Ele disse ,
“Porque quando damos a você um orbe, não estamos apenas dando a você uma chave que pode desbloquear Worldcoin para todos em sua região. Também estamos oferecendo a você um mini-negócio para administrar. ”
O narrador do vídeo acrescentou que orbes poderiam ser alugadas e que os proprietários de orbes ainda seriam recompensados por inscrições feitas por seus locatários. O apresentador também sugeriu a criação de um comitê de distribuidores para trabalhar “ por baixo ” do proprietário da esfera.
Here’s @worldcoin at it with the MLM ponzi business model (think Herbalife or Northwestern Mutual) https://t.co/uTHrklObbZ pic.twitter.com/V9olABEvAr
— ZachXBT (@zachxbt) October 24, 2021
Por esta razão, o usuário Zach acusou a Worldcoin de ter um “ modelo de negócios MLM ponzi. ”
Embora o mesmo apresentador também tenha tentado comparar Worldcoin com Bitcoin, a análise não foi bem recebida .
This one is pretty bad too pic.twitter.com/RUurA2Qt2m
— ZachXBT (@zachxbt) October 24, 2021
Alguém poderia pensar que muitos não entregariam suas informações biométricas tão facilmente. No entanto, de acordo com o site da Worldcoin, mais de 130.000 usuários se inscreveram. Além disso, isso foi supostamente realizado com “menos de 30 protótipos de Orbs no campo”.
Conforme relatado anteriormente , Altman reconheceu as críticas. Depois de defender o modelo de privacidade da Worldcoin, ele concluiu :
“Dito isso, eu definitivamente subestimei a reação visceral ao uso da biometria para verificação de identidade (por exemplo, eu amo o FaceID e fiquei surpreso ao ouvir de pessoas que não) e isso não veio nos testes de campo da Worldcoin. Atualização interessante para mim. ”
Vistas ‘visionárias’
Um especialista que também criticou o projeto Worldcoin foi o denunciante da NSA Edward Snowden. O defensor dos direitos de privacidade aconselhou as pessoas a não “catalogar globos oculares”.
Snowden também apontou que, apesar das medidas de preservação da privacidade da Worldcoin, os dados sempre podem ser armazenados sem consentimento ou mal utilizados. Além disso, ele se preocupava com o fato de que, mesmo que as varreduras dos olhos fossem excluídas, os dados anteriores poderiam ser usados para identificar varreduras futuras.