Worldcoin, o projeto cripto baseado em Inteligência Artificial (IA) liderado por Sam Altman da OpenAI, foi lançado oficialmente em 24 de julho. Algumas exchanges, incluindo a Binance já correram para listar o token WLD.
Após o lançamento, a criptomoeda registrou uma grande alta em seu preço. No momento da publicação, o preço do Worldcoin estava cotado em US$ 2,67 em alta de 59.9% nas últimas 24 horas. A moeda atingiu seu pico até o momento sendo negociado a US$ 3,30.
Em sua apresentação sobre a nova criptomoeda, os fundadores destacaram em uma postagem no blog que em caso do projeto ser bem-sucedido, eles acreditam que a Worldcoin poderá aumentar as oportunidades econômicas, dimensionar uma solução confiável para distinguir humanos de IA online, entre outros.
“Há mais de três anos, fundamos a Worldcoin com a ambição de criar uma nova identidade e rede financeira de propriedade de todos; o lançamento começa hoje. Se for bem-sucedido, acreditamos que a Worldcoin pode aumentar drasticamente as oportunidades econômicas, dimensionar uma solução confiável para distinguir humanos de IA online, preservando a privacidade, permitir processos democráticos globais e, eventualmente, mostrar um caminho potencial para UBI financiado por IA”.
The Worldcoin project is now live. pic.twitter.com/xZXG4w56Ps
— Worldcoin (@worldcoin) July 24, 2023
Os desenvolvedores explicaram que a Worldcoin consiste em uma identidade digital que preserva a privacidade (World ID) e, onde as leis permitirem, uma moeda digital (WLD) recebida simplesmente por ser humana. Os fundadores ressaltaram o clima regulatório incerto nos Estados Unidos afirmando: “Esperamos que, onde as regras são menos claras, como nos EUA, sejam tomadas medidas para que mais pessoas possam se beneficiar de ambos”.
Vale lembra que Sam Altman, o ex-presidente da Y Combinator e atual CEO da OpenAI, apresentou formalmente a Worldcoin a partir outubro de 2021, aproximadamente quatro meses após a notícia de sua existência vazar pela primeira vez em junho. O projeto Worldcoin tinha como financiadores: a16z, Coinbase Ventures e Sam Bankman-Fried, e se descreve como “uma nova moeda global de propriedade coletiva que será distribuída de forma justa para o maior número de pessoas possível.”