A zkSNACKs, desenvolvedora da Wasabi Wallet, uma das carteiras Bitcoin focada em privacidade mais reconhecidas, comunicou uma mudança significativa em sua política de acesso. A partir do dia 27 de abril, a empresa decidiu bloquear o acesso a seus serviços por cidadãos e residentes dos Estados Unidos, um movimento que reflete a crescente pressão regulatória e fiscal americana sobre o setor de criptomoedas.
A medida inclui a restrição de visitação aos sites oficiais da companhia, bem como o download e uso da Wasabi Wallet, além de todos os produtos e serviços associados, como APIs e interfaces RPC. Segundo o comunicado da empresa, a decisão é uma resposta direta aos recentes anúncios por autoridades dos EUA.
“À luz dos anúncios recentes das autoridades dos EUA, o zkSNACKs agora proíbe estritamente os usuários dos EUA de usarem seus serviços. O bloqueio de endereço IP para residentes nos EUA é eficaz em wasabiwallet.io, api.wasabiwallet.io e zksnacks.com,” afirmou a empresa.
Este anúncio vem no rastro de outras ações significativas que impactaram carteiras Bitcoin focadas em privacidade. Em 24 de abril, o FBI apreendeu o site da Samourai Wallet e prendeu seus desenvolvedores. Além disso, emitiu um alerta contra as chamadas “empresas de transmissão de dinheiro em criptomoeda”, aumentando as incertezas sobre o que é legalmente permitido no ecossistema das criptomoedas.
A ação do FBI, combinada com outras decisões judiciais recentes, como as envolvendo o Tornado Cash, provocou preocupações significativas entre os provedores de serviços de carteiras Bitcoin. Em resposta, a ACINQ, outro importante provedor de serviços da Lightning Network e desenvolvedora da Phoenix Wallet, anunciou sua retirada dos Estados Unidos um dia antes da Wasabi Wallet comunicar sua decisão.