Nos corredores de Wall Street, onde as decisões financeiras podem definir tendências, uma novidade tem chamado a atenção: os títulos de El Salvador. O pequeno país latino-americano, que em 2021 inovou ao tornar o Bitcoin curso legal, está agora no radar dos grandes jogadores financeiros, graças a um projeto ousado – os Volcano Bonds.
Estes títulos, cujo nome faz alusão aos recursos geotérmicos do país, são parte do Projeto de Energia do Vulcão. Este projeto ambiciona transformar El Salvador em um dos grandes centros de mineração de Bitcoin, com uma capacidade estimada de 241 MW. O presidente Nayib Bukele, entusiasta das criptomoedas, foi essencial para a concepção e promoção desse projeto, que já atraiu pesos-pesados do mercado cripto, como a stablecoin Tether.
Entretanto, não é apenas o mundo cripto que demonstra interesse. A Bloomberg destaca que os títulos em dólar de El Salvador estão se mostrando uma opção atraente para os tradicionais titãs de Wall Street. Estrategistas do JP Morgan, por exemplo, expressaram arrependimento por não terem entrado mais cedo nesse mercado. Ao que parece, o retorno de 70% APY desde o último ano é um chamariz bastante persuasivo.
Este otimismo foi potencializado quando El Salvador saldou uma dívida de $800 milhões no início de 2023. Logo após este marco, o país mostrou comprometimento em alinhar-se aos padrões fiscais internacionais ao contratar um consultor sênior do FMI.
Porém, como nem tudo são flores, os Volcano Bonds enfrentaram adiamentos em meio à volatilidade do Bitcoin, que viu seu preço mergulhar para valores abaixo dos $20.000 em 2022. Apesar dos contratempos, Max Keiser, conselheiro-chefe de Bukele e líder do Volcano Energy Project, mantém-se otimista. Para ele, “Os bons tempos estão apenas começando”.
O panorama cripto em El Salvador também é incrementado pela Bitcoin Lightning Network, que tem trazido mais conhecimento e oportunidades de trabalho. Mesmo que o uso comercial de Bitcoin ainda seja uma novidade em solo salvadorenho, é impossível ignorar os avanços e o impacto que estas iniciativas podem ter em um futuro próximo.