Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum, propôs recentemente três métodos para simplificar o complexo mecanismo de consenso de prova de participação (PoS) da plataforma. Buterin destacou a importância de reduzir a complexidade sistêmica do processo atual, que envolve um número significativo de assinaturas digitais necessárias para manter a rede operacional. Ele compartilhou as ideias em postagem no fórum Ethereum Research em 27 de dezembro.
O ponto central de sua proposta é a redução do número de assinaturas por slot na blockchain Ethereum para apenas 8.192. Esta mudança visa tornar a implementação do consenso mais simples e eficiente. Desse modo, impactando o número de assinaturas solicitadas tende a aumentar com a entrada de mais validadores na rede.
A primeira proposta de solução de Buterin envolve a criação de piscinas de piquetagem descentralizadas. Portanto, nesse modelo, uma quantidade mínima de éter necessária para operar um validador seria significativamente aumentada, incentivando os operadores a unirem forças e recursos.
As soluções incluem pools de piquetagem descentralizados e camadas de stakeholders
A segunda abordagem de Vitalik Buterin para o Ethereum sugere a existência de duas camadas de participantes: uma com requisitos mais específicos e outra mais flexível. Essa estrutura permitiria um tratamento diferenciado das duas camadas no processo de finalização dos blocos.
Por fim, a terceira proposta de Buterin é a implementação de um conjunto rotativo de participantes. Isso significa que se um grupo aleatório de validadores participasse da seleção para cada vaga, se distribuiria a carga de trabalho, reduzindo o número total de assinaturas. Embora essa solução possa simplificar o processo, Buterin admite que ela também poderia adicionar uma camada de complexidade.
Essas propostas de Vitalik Buterin surgem em um momento crucial para o Ethereum. Moeda esta que continua a evoluir e se adaptar às demandas crescentes de sua comunidade e do mercado mais amplo de criptomoedas. A implementação de qualquer uma dessas soluções poderá ter um impacto significativo na eficiência e na escalabilidade da rede Ethereum, aspectos cruciais para seu sucesso contínuo e adoção generalizada.