O cofundador do Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, revelou recentemente os planos visando a proteção do blockchain contra ameaças quânticas. Em sua proposta, Buterin enfatizou uma combinação entre cripto que seja resistente ao quantum e uma preparação estratégica ao reconhecer o grande potencial dos computadores quânticos na violação das defesas cripto tradicionais.
Confome destacou a proposta, o plano compartilhado tem o intuito de proteger a blockchain Ethereum, bem como, os ativos de seus usuários contra vulnerabilidades quânticas.
“Suponhamos que amanhã seja anunciado que computadores quânticos estão disponíveis e que os malfeitores já têm acesso a eles e são capazes de usá-los para roubar fundos dos usuários. Prevenir tal cenário é o objetivo da criptografia resistente a quânticos (por exemplo, assinaturas Winternitz, STARKs) e, uma vez implementada a abstração da conta, qualquer usuário pode passar a usar um esquema de assinatura resistente a quânticos conforme sua própria programação”, afirmou Buterin.
O cofundador do Ethereum questionou em sua argumentação: “Mas e se não tivermos tanto tempo e uma transição quântica repentina acontecer muito antes disso?”.
“Argumento que, na verdade, já estamos bem posicionados para criar uma bifurcação de recuperação bastante simples para lidar com tal situação . O blockchain teria que fazer um hard fork e os usuários teriam que baixar um novo software de carteira, mas poucos usuários perderiam seus fundos”, complementou.
O ponto focal do plano de defesa do Ethereum compartilhado por Buterin é a adoção de métodos criptos que sejam resistentes ao quantum, a exemplo de assinaturas Winternitz e a tecnologia de prova de conhecimento zero (STARKs). O plano é que estes recursos sejam integrados através da abstração de contas.
“Por razões de eficiência de gás (afinal, os STARKs são grandes), podemos permitir que o STARK seja uma prova de lote, provando N STARKs do tipo acima (tem que ser um STARK de STARKs em vez de uma prova direta de múltiplas reivindicações , porque cada usuário precisa ser mantido privado do agregador). A infraestrutura para implementar um hard fork como este poderia, em princípio, começar a ser construída amanhã, tornando o ecossistema Ethereum totalmente pronto caso uma emergência quântica realmente aconteça”, explicou.
No momento da publicação, o preço do Ethereum estava cotado em US$ 4.055,19 com alta de 3.3% nas últimas 24 horas. Nos últimos sete dias, o preço da segunda maior criptomoeda apresentou um crescimento de 15.7%.