O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, externou recentemente alguns objetivos para o blockchain na próxima fase de seu roteiro, intitulado como “The Surge”. Sua visão para a próxima atualização foi compartilhada em uma postagem divulgada em 17 de outubro.
Em seus “objetivos principais” para o The Surge, Buterin incluiu atingir mais de 100.000 transações por segundo (TPS) na rede principal bem como nos blockchains de camada 2 do Ethereum, além do aumento da interoperabilidade entre as camadas 2.
“O Ethereum deve parecer um ecossistema, não 34 blockchains diferentes”, afirmou o cofundador do blockchain.
Buterin enfatizou que os principais objetivos do The Surge são: Mais de 100.000 TPS em L1+L2; Preservar a descentralização e a robustez do L1; Pelo menos algumas L2s herdam completamente as principais propriedades do Ethereum (sem confiança, aberto, resistente à censura); Máxima interoperabilidade entre L2s. O Ethereum deve parecer um ecossistema, não 34 blockchains diferentes. Na oportunidade, Buterin também comemorou o sucesso do roteiro centrado em rollup do ETH em 2024.
“Este ano, o roteiro centrado em rollup teve sucessos importantes: a largura de banda de dados Ethereum L1 aumentou muito com blobs EIP-4844, e vários rollups EVM estão agora no estágio 1. Uma implementação muito heterogênea e pluralista de sharding , onde cada L2 atua como um “shard” com suas próprias regras e lógica internas, agora é realidade. Mas, como vimos, seguir esse caminho tem alguns desafios únicos. E então agora nossa tarefa é levar o roteiro centrado em rollup à conclusão e resolver esses problemas, preservando a robustez e a descentralização que tornam o Ethereum L1 especial” .
Conforme explicou em sua postagem, o roteiro centrado em rollup propõe uma divisão simples de trabalho: o Ethereum L1 foca em ser uma camada base robusta e descentralizada, enquanto os L2s assumem a tarefa de ajudar o ecossistema a escalar.
No momento da publicação, o preço do Ethereum estava cotado em US$ 2.600,20 com baixa de 1.3% nas últimas 24 horas. Em seu desenvolvimento semanal, a segunda maior criptomoeda apresentou uma valorização notável, subindo mais de 8% em seu preço nos últimos sete dias.
Vitalik Buterin Propõe Redução do Limite de Staking no Ethereum para Aumentar Acessibilidade
O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, apresentou uma proposta audaciosa que poderia transformar o mecanismo de prova de participação da rede. A ideia central é reduzir o requisito de staking para se tornar um validador de 32 ETH para apenas 1 ETH. Esta mudança visa democratizar o processo de staking, tornando-o acessível a uma gama mais ampla de participantes e fortalecendo a descentralização da rede.
Segundo Buterin, “reduzir o stake mínimo para 1 ETH resolveria o problema que impede mais pessoas de fazer staking solo”. Atualmente, para se tornar um validador no Ethereum, é necessário um investimento considerável de 32 ETH, uma barreira que limita a entrada de pequenos investidores e fortalece a centralização do processo.