O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, apresentou uma nova proposta que pode melhorar a estrutura das atuais taxas da plataforma. A proposta, intitulada como “multidimensional EIP-1559”, foi exposta em uma publicação compartilhada por Buterin.
Nela, Buterin reconheceu que diferentes recursos na Máquina Virtual Ethereum (EVM, na sigla em inglês) têm diferentes demandas de gás quando se trata de uso, listando duas opções para o que ele chama de “EIP-1559 multidimensional” ao comentar sobre o mercado de taxas de gás da Ethereum.
O cofundador do token se referiu ao uso da Máquina Virtual Ethereum, dados de testemunha, dados de bloco e preenchimento de tamanho de estado, afirmando que esses diferentes recursos são agrupados em um único recurso multidimensional. Buterin afirmou que o sistema atual não é capaz de lidar com as diferenças de limites de recursos no EVM.
Buterin apontou que tentar reunir recursos diferentes em apenas um resulta em custos de gás mais baixos do que o ideal, quando os limites estão desalinhados. A solução de Buterin, mesmo aparentando ser complicada e muito técnica, oferece basicamente duas soluções potenciais, ambas utilizando preços multidimensionais.
O esquema que temos hoje, em que todos os recursos são combinados em um único recurso multidimensional [gás], não consegue lidar com essas diferenças”, apontou a publicação.
Na primeira opção de Buterin, é envolvido o cálculo do custo do gás para diferentes recursos, como armazenamento e dados de chamadas. Essa abordagem funciona dividindo a taxa básica de cada unidade com a taxa básica total necessária. A taxa básica já está incluída no algoritmo EIP-1559 como uma taxa de rede fixa por bloco.
Já a segunda proposta é mais complicada, estabelecendo uma taxa básica sobre a utilização de recursos e, ao mesmo tempo, incluindo um “limite de estouro” de recursos; incluindo também taxas de prioridade que seriam definidas como uma porcentagem. Essas taxas de prioridade são calculadas multiplicando as taxas básicas e a porcentagem.
Segundo Buterin, a estrutura de taxas multidimensionais tem seu conjunto de desvantagens, já que os construtores de blocos não serão capazes de aceitar transações na ordem usual de ordem alta para baixa.