Na palestra de abertura da conferência Schelling Point ETHDenver nesta quinta-feira (17), o cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, anunciou seu próximo livro e também comentou sobre teorias de desenvolvimento em diferentes campos da tecnologia.
A sua palestra, a “The e-theory-um blockchain”, teve o cofundador do Ethereum abordando os fundamentos intelectuais que impulsionam o desenvolvimento do blockchain. Ele apontou que a dicotomia é “simplificada demais”, ao falar sobre uma palestra de 2019, de Peter Thiel que argumentou que “cripto é libertário, IA [inteligência artificial] é comunista”, porém pode ser usada como uma rubrica para discutir o que impulsiona o progresso contínuo da criptomoeda.
Para Buterin, ao invés de discutir a tecnologia em suas propriedades políticas hipotéticas, o foco poderia estar nas “propriedades intelectuais” da tecnologia, que neste caso, se diferencia entre o que ele categorizou como “teoria” e “empirismo”.
A palestra de Buterin foi inspirada em um tópico recentemente comentado no Twitter, quando ele usou um meme colocando “wordcels” contra “shape rotators”, termos para diferentes tipos de proficiência cognitiva, com wordcels favorecendo a teoria e a linguagem e forma rotadores abraçando o empirismo e a matemática.
O cocriador do Ethereum falou que, embora o desenvolvimento de criptomoedas seja impulsionado por teorias matemáticas e sociais, campos de tecnologia como as IA’s dependem de testes empíricos.
Inovações como criptografia de chave privada, por exemplo, não resultaram da utilização de agentes de IA e modelagem de vetores de ataque em repetidas vezes; em vez disso, surgiu da criação de teorias matemáticas difíceis para gerar garantias de segurança, observou Buterin.
“Cripto, especificamente, por causa de sua descentralização, está decididamente do lado da teoria”, comentou Buterin, argumentando que a tecnologia mais recente afeta estruturas sociais, como a criptomoeda, poderia, por exemplo, porém, se beneficiar do desenvolvimento baseado em teoria.
Quando deixava o palco, Buterin anunciou seu livro, que terá o título de “Vitalik Buterin: Proof of Stake”, uma coletânea de ensaios, que ele aproveitou para produzir enquanto esteve afastado do desenvolvimento ativo do Ethereum. O livro, no entanto, não tem data de lançamento.