O cofundador da Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, delineou sua visão para o futuro do segundo maior projeto na Conferência da Comunidade Ethereum em Paris na quinta-feira.
A visão incluiu um foco maior em segurança, estabilidade e descentralização, bem como os seguintes pontos-chave:
- O Ethereum está “55% concluído quando terminarmos a fusão”. Buterin comparou isso com a visão que ele disse ser comum na comunidade Bitcoin (BTC), onde as pessoas veem o Bitcoin como 80% completo.
- O Ethereum deve, com o tempo, “acalmar-se”. Muitas inovações aconteceram ou estão em processo de acontecer, incluindo o famoso EIP-1559 e a transição para prova de participação (PoS), explicou o cofundador da Ethereum. Ele observou que “em algum momento, a taxa de mudança do protocolo terá que desacelerar”. O Ethereum então “se parecerá um pouco mais com um sistema que otimiza a segurança e a previsibilidade, e menos como um ecossistema que otimiza para impressionar e deslumbrar as pessoas”, disse ele.
- Buterin alertou contra adicionar suporte para várias máquinas virtuais e ficar muito confortável com tecnologias como SNARKs (argumento sucinto não interativo de conhecimento), e disse que é um perigo se o Ethereum se tornar tão complexo que “nenhuma pessoa possa entender todo o protocolo.”
- Em vez de aumentar a complexidade, o foco deve ser a descentralização, opinou Buterin. Ele disse que isso inclui ter um cliente leve fácil de usar para a camada de consenso, a camada de execução e a camada 2 “como padrão”, ter um suporte melhor para os apostadores domésticos e garantir que seja possível executar um nó em hardware mais leve.
- Em termos de mudanças que valem a pena fazer no futuro, Buterin apontou atualizações para resistência quântica como uma dessas mudanças . Os computadores quânticos estão chegando, disse ele, acrescentando que “uma vez que os computadores quânticos vierem, temos que atualizar para uma criptografia diferente”.
- Comentando os méritos do PoS, Buterin admitiu que a transição para ele é “uma grande mudança” e disse que também há “muitos benefícios”. Ele acrescentou que os poucos apoiadores restantes de prova de trabalho (PoW) que existem na comunidade Ethereum podem usar o Ethereum Classic (ETC) . Eles têm “uma comunidade acolhedora” e é “uma cadeia totalmente boa”, disse ele sobre o blockchain que se separou do Ethereum após um grande hack em 2016.