O cofundador do blockchain Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, externou comentários positivos recentemente sobre as criptomoedas de meme. Em sua declaração, Buterin citou sete motivos para justificar seu argumento de que as memecoins são benéficas tanto para o Ethereum, quanto para o ecossistema de criptomoedas no geral.
Buterin respondeu uma publicação do X que girou em torno do questionamento de como as memecoin ainda são uma narrativa dominante. Neste sentido, o fundador do Ethereum destacou sete razões, são elas: reputação/identidade/credenciais zk; pagamentos internacionais p2p (taxas muito mais baixas e melhoria rápida da UX neste ciclo); redes sociais descentralizadas; mercados de previsão (realmente utilizáveis neste ciclo); privacidade; aplicativos empresariais via zk validiums; zk + votação resistente à censura.
* zk reputation/identity/credentials
* p2p cross-border payments (much lower fees and quickly improving UX this cycle)
* decentralized social
* prediction markets (actually usable this cycle)
* privacy
* enterprise apps via zk validiums
* zk + censorship resistant voting— vitalik.eth (@VitalikButerin) June 12, 2024
De forma gradual, as memecoin mais prosperam em cenários virais, comunidade e com um alto teor de entusiasmo. Por serem divertidos e de fácil entendimento, muitos investidores usam memecoins como uma introdução à criptomoeda. Em 2024, os tokens de meme apresentaram um aumento de preços impressionantes, registrando um crescimento bastante notável no mercado.
Vitalik Buterin faz criticas à tendência memecoins de celebridades
Em tom de insatisfação, o cofundador do Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, comentou sobre a onda de lançamentos de criptomoedas de meme de celebridades. Em declarações compartilhadas, em 5 de junho, Buterin teceu críticas à recente tendência memecoins de celebridades.
Para Buterin, o intuito de um projeto deve ser que, embora possam se tornar inúteis posteriormente, o participante médio ainda possa obter alguma satisfação e felicidade por estar envolvido. Ele destacou em uma publicação recente que a financeirização só é justificada se servir um propósito.
“Estou me sentindo bastante insatisfeito com a “experimentação com celebridades deste ciclo” até agora. “A financeirização como meio para um fim”, posso respeitar se o fim valer a pena (saúde, software de código aberto, arte, etc). A financeirização como produto final”, afirmou. “Stoner Cats de Ashton e Mila foi muito mais honrosa do que qualquer coisa que vimos nesta era de memecoins de celebridades de 2024 – pelo menos houve um programa real sendo financiado. Como podemos levar as coisas para uma direção melhor?”