Vitalik Buterin, o cofundador da Ethereum (ETH), compartilhou um relatório, em 17 de maio, em que comenta e detalha as próximas melhorias que serão implementadas no Ethereum. Os comentários surgem após preocupações da comunidade ETH. Conforme destacou Buterin, as melhorias serão focadas no PeerDAS, na transição da árvore Verkle e nos métodos descentralizados para armazenar histórico, conforme foi proposto no EIP-4444.
“Estou sentado aqui escrevendo isto no último dia de uma interoperabilidade de desenvolvedores Ethereum no Quênia, onde fizemos um grande progresso na implementação e na definição de detalhes técnicos de importantes melhorias futuras do Ethereum, mais notavelmente PeerDAS, a transição da árvore Verkle e abordagens descentralizadas para armazenar histórico no contexto de EIP 4444. Do meu ponto de vista, parece que o ritmo de desenvolvimento do Ethereum e nossa capacidade de fornecer recursos grandes e importantes que melhoram significativamente a experiência para operadores de nós e usuários (L1 e L2) estão aumentando”.
Grats @dankrad @peter_szilagyi you got me to interrupt my work on EIPs and make a twitter response that turned into an unscheduled poast 😀https://t.co/mmVaiEV68K
— vitalik.eth (@VitalikButerin) May 17, 2024
Buterin ressaltou em seus comentários em uma postagem no blog a importância da descentralização. Além disso, o fundador do Ethereum também comentou sobre algumas questões, a exemplo do Valor Extraível Máximo (MEV) e o equilíbrio entre minimizá-lo e colocá-lo em quarentena.
Os comentários de Buterin aconteceram após um alerta para pensar sobre “estamos a construir rumo aos objetivos certos?” colocado em uma série recente de tweets do desenvolvedor central de longa data do Geth, Peter Szilagyi.
“Estas são preocupações válidas. São preocupações expressadas por muitas pessoas na comunidade Ethereum. São preocupações que tive pessoalmente em muitas ocasiões. No entanto, também não creio que a situação seja tão desesperadora como os tweets de Peter sugerem; em vez disso, muitas das preocupações já estão sendo abordadas por recursos de protocolo que já estão em andamento, e muitas outras podem ser abordadas por meio de ajustes muito realistas no roteiro atual”.
Proposta de Vitalik Buterin visa revisão do modelo de gás Ethereum
Em uma nova proposta, o cofundador da Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, destacou recentemente um novo protocolo de melhoria da rede, EIP-7706, com foco em um novo modelo de gás específico que visa os dados de chamadas de transações. Atualmente, existem dois tipos de taxas de gás para as transações baseadas em ETH: uma para execução de transação e outra para armazenamento.
A proposta de Buterin, o EIP-7706, revelada recentemente visa uma terceira forma de gás destinado exclusivamente para dados de chamadas, sugerindo que o blockchain vai alocar uma cobrança sob os dados transferidos durante as transações.