O criador da Ethereum Vitalik Buterin em uma postagem em seu blog hoje para abordar as críticas que as stablecoins algorítmicas enfrentaram após o colapso da stablecoin UST da Terra.
Vitalik rejeitou a ideia de que as stablecoins automatizadas eram falhas por design. Buterin ofereceu dois experimentos mentais para ajudar a julgar a resiliência de uma stablecoin.
– A primeira foi calcular se a “stablecoin poderia, mesmo em teoria, ‘reduzir’ com segurança para zero usuários” sem entrar em colapso como o Terra e prejudicar os usuários. Ele falou que a RAI oferecia tal sistema, explicando que o último titular da RAI ainda receberia um preço justo por suas criptomoedas, mesmo que todas as outras demandas pelo token evaporassem de repente.
– O segundo experimento seria avaliar se o protocolo da stablecoin continha a “possibilidade de implementar uma taxa de juros negativa”. Em outras palavras, o algoritmo deve ser capaz de cancelar a taxa de crescimento potencial de qualquer índice ao qual a stablecoin esteja atrelada. Buterin sugeriu que este era um fator crítico que, com o tempo, faz a diferença entre um protocolo confiável e um Ponzi.
As observações de Buterin vêm três semanas depois que o token UST da Terra perdeu a paridade com o US $1, colocando em risco o blockchain Terra e eliminando mais de US $42 bilhões do mercado de criptomoedas.