O cofundador do Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, destacou o próximo plano para melhoria do ecossistema. Buterin smpre está em busca de estratégias que visam melhorar a rede. Em uma postagem recente no blog, ele comentou sobre “balanceamento”, um recurso que envolve integração, descentralização e cooperação.
“Um dos desafios sociais mais importantes no ecossistema Ethereum é equilibrar – ou, mais precisamente, integrar, descentralizar e cooperar. A força do ecossistema é que há uma ampla gama de pessoas e organizações – equipes de clientes, pesquisadores, equipes de camada 2, desenvolvedores de aplicativos, grupos comunitários locais – todos construindo em direção às suas próprias visões do que o Ethereum pode ser. O principal desafio é garantir que todos esses projetos estejam, coletivamente, construindo algo que pareça um ecossistema Ethereum, e não 138 feudos incompatíveis”.
Para resolver esse desafio, foi divulgado o conceito de “alinhamento Ethereum”. Isso pode incluir alinhamento de valores, tecnológico, econômico. No entanto, de acordo com Buterin, o conceito tem sido historicamente mal definido, e isso cria o risco de captura da camada social,
“Para resolver isso, eu argumentaria que o conceito de alinhamento deveria ser tornado mais legível, decomposto em propriedades específicas, que podem ser representadas por métricas específicas. A lista de cada pessoa será diferente, e as métricas inevitavelmente mudarão ao longo do tempo. No entanto, acho que já temos alguns pontos de partida sólidos”.
As métricas destacadas incluem padrões abertos, código aberto, soma positiva, descentralização e segurança. Neste sentido, a soma positiva é aplicável ao blockchain Ethereum e ao mundo mais amplo.
“Obviamente, nem tudo o que foi dito acima é aplicável a cada projeto. As métricas que fazem sentido para L2s, carteiras, aplicativos de mídia social descentralizados, etc., todas vão parecer muito diferentes. Métricas diferentes também podem mudar em prioridade. (…) Hoje, a métrica mais legível para ser soma positiva são os compromissos de doar uma porcentagem de tokens, o que mais e mais projetos estão fazendo; amanhã, podemos encontrar métricas para tornar outros aspectos da soma positiva legíveis também”.
No momento da publicação, o preço do Ethereum estava cotado em US$ 2.670,29 com baixa de 0.8% nas últimas 24 horas.