- Buterin nega lucro pessoal com vendas de Ether.
- Vendas de ETH destinadas a projetos cripto e caridade.
- Ethereum comprometida com aplicativos sustentáveis e úteis.
Vitalik Buterin, cofundador da Ethereum, esclareceu recentemente que não utilizou suas participações em Ether (ETH) para obter lucros pessoais. Suas vendas de criptomoedas, conforme afirmou, tiveram o intuito exclusivo de financiar projetos no âmbito da cripto e empreendimentos filantrópicos.
A polêmica iniciou em 30 de agosto, quando um usuário da rede social X acusou Buterin de “despejar” mais de US$ 2 milhões em Ether, o equivalente a 800 ETH, logo após publicar um tweet otimista. A análise onchain da empresa Lookonchain apontou ainda que o mesmo endereço de carteira de Buterin recebeu 3.000 ETH de um empresário em 9 de agosto.
vitalik.eth(@VitalikButerin) transferred 800 $ETH($2.01M) to a multisig wallet again 40 minutes ago.
The multisig wallet swapped 190 $ETH for 477K $USDC later.
On Aug 9, #Vitalik also transferred 3,000 $ETH($8.04M) to this multisig wallet.https://t.co/81Vf39bvbL pic.twitter.com/6IlwtcqvPg
— Lookonchain (@lookonchain) August 30, 2024
Buterin respondeu às acusações em 31 de agosto, também via X, argumentando que estava dentro de seus direitos vender parte dos tokens ETH adquiridos ao longo dos últimos sete anos. “Não vendi e guardei os lucros desde 2018. Todas as vendas foram para apoiar vários projetos que considero valiosos, seja dentro do ecossistema Ethereum ou de uma instituição de caridade mais ampla (por exemplo, P&D biomédica),” declarou Buterin.
Buterin também defendeu a Ethereum contra críticas de que a plataforma ignora as finanças descentralizadas (DeFi). Kain Warwick, pioneiro do conceito de yield farming, criticou Buterin por subestimar o papel do DeFi. “Uma das coisas mais críticas em que ele errou nos últimos cinco anos é a importância do DeFi,” afirmou Warwick.
Buterin rebateu, expressando seu desejo de fomentar aplicações úteis e sustentáveis, respeitando os princípios de descentralização e acesso irrestrito, fundamentos da rede Ethereum. Ele acrescentou uma crítica a projetos que dependem de atrativos temporários sem sustentabilidade a longo prazo.