O cofundador do blockchain Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, externou comentários interessantes sobre ataques de 51%. Buterin participou recentemente da Ethereum Community Conference (EthCC), que foi realizada em Bruxelas, na Bélgica.
Durante o evento, em seu discurso, Vitalik Buterin destacou um pedido para que a rede desenvolva defesas mais automatizadas com software, que deverá atuar contra uma possível censura resultante de ataques de 51%.
Buterin ressaltou a necessidade do blockchain ter um melhor preparo para conseguir pivotar caso alguns atores maliciosos consigam eventualmente o controle da rede. Em seu discurso, o criador do ETH, defendeu uma maior pesquisa e desenvolvimento visando respostas automatizadas a ataques de 51%.
Especificamente, durante um ataque 51% um ator malicioso consegue produzir mais blocos do que os validadores honestos. Neste sentindo, Buterin enfatizou em sua declaração a censura como sendo uma grande preocupação em tais cenários, defendendo que seja realizada uma abordagem mais automatizada.
“Queremos que a resposta aos ataques de 51% seja algo o mais automatizado possível”, destacou Buterin em seu discurso durante o evento.
Em sua proposta, o fundador do Ethereum sugeriu que os nós validadores deverão executar um software que seja capaz de detectar a censura e realizar um movimento contrário, “contracensurar” de forma automática a cadeia majoritária.
It’s time! It’s time! @VitalikButerin is speaking right now in the Gold Hall 🥳
We have a full house of eager beavers ready to hear his keynote 🦫✨
If you can’t find a seat, please check out the streams in the Silver and Copper Halls 🫶 pic.twitter.com/e9xpRFy29s
— EthCC – Ethereum Community Conference (@EthCC) July 10, 2024
Vitalik Buterin Endossa Projeto MegaETH com Investimento Milionário
Vitalik Buterin, cofundador da plataforma, agora investe como anjo no MegaETH, um promissor projeto de blockchain que promete compatibilidade com a Ethereum. O MegaETH acaba de anunciar a obtenção de impressionantes US$ 20 milhões em uma rodada de financiamento inicial, contando com a participação de diversas figuras influentes do setor cripto, incluindo o próprio Buterin.
Desenvolvido sobre a ideia de uma solução de Camada 2 para Ethereum, o MegaETH oferece uma performance robusta, destacando-se pela capacidade de processar até 100.000 transações por segundo, com uma latência apenas de milissegundos. A eficiência apresentada promete revolucionar o processamento na rede Ethereum, trazendo maior velocidade e reduzindo gargalos operacionais.