Neste fim de semana, Vitalik Buterin discutiu o metaverso depois de compartilhar um tweet do cofundador da Dialética e auditor de blockchain, Dean Eigenmann, que disse que não acredita que o metaverso “vai acontecer da maneira que os VCs estão financiando atualmente”. Buterin compartilhou o tweet de Eigenmann no sábado e concordou com a avaliação.
“O ‘metaverso’ vai acontecer, mas não acho que nenhuma das tentativas corporativas existentes de criar intencionalmente o metaverso vá a lugar algum”, disse Buterin. 24 horas depois, o tweet de Buterin sobre o metaverso está chegando a 10.000 curtidas e perto de 1.500 retuítes. A declaração do metaverso de Buterin recebeu muitas respostas e um indivíduo escreveu: “Acho que a barreira à entrada sendo um pouco de ponta de hardware de pesquisa em evolução criou um caso raro de uma condição necessária favorecendo grandes empresas. A ideia nem estaria em discussão sem a Quest 2.”
Buterin respondeu a esse tweet específico e compartilhou sua perspectiva. “Minha crítica é mais profunda do que ‘Metaverse Wikipedia vencerá Metaverse Encyclopedia Britannica’”, respondeu o cofundador da Ethereum. “É que ainda não sabemos a definição de ‘metaverso‘, é muito cedo para saber o que as pessoas realmente querem. Então, qualquer coisa que o Facebook crie agora vai falhar.”
O Facebook direcionou muita energia para os conceitos do metaverso e até renomeou a empresa Meta muito depois de adquirir a empresa de realidade virtual Occulus. Muitas outras entidades corporativas estão procurando construir algum tipo de metaverso e o termo metaverso tem sido um bordão muito usado em milhares de comunicados de imprensa e artigos. Até agora, o chamado metaverso é sem dúvida uma bagunça incompleta de mundos virtuais, tokens não fungíveis, realidades alternativas e aumentadas, inteligência artificial, mundos tridimensionais (3D) e conceitos de videogame. Muitos indivíduos, céticos e pesquisas questionaram se o metaverso será ou não um desastre.
No entanto, executivos da Disney, Microsoft e Warner descreveram como resolveriam os problemas no metaverso. Um executivo da Ubisoft disse que acha que os jogadores que rejeitam tokens não fungíveis (NFTs) porque não entendem os benefícios. A conta do Twitter do canal do Youtube Lily’s Show respondeu à declaração de Buterin e disse : “concordo completamente – o verdadeiro poder do ‘metaverso’ está na construção orgânica da comunidade. O ecossistema e a base já estão aqui (de muitas maneiras, graças a você). Estou animado para vê-lo florescer nos próximos anos.” Outro indivíduo respondeu ao tweet de Buterin e disse:
Eu tenho uma teoria é trabalhar com cada uma das comunidades e construir um jogo simples no estilo sandbox no início (alta qualidade, não baseado na web). Acho que o componente crucial é ajudar a incorporar outras comunidades e não basear-se apenas na sua.