O cofundador do Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, comentou recentemente sobre os riscos da Inteligência Artificial (IA) avançada, destacando o pontencial da tecnologia para superar os próprios seres humanos.
Para Buterin, se não houver um controle destas tecnologias, as IAs superavançadas têm muito potencial para ultrapassar o desenvolvimento dos humanos, se tornando a próxima “espécie de ponta”.
“Nova postagem monstruosa: minha própria perspectiva atual sobre os debates recentes em torno do tecno-otimismo, dos riscos da IA e das formas de evitar a centralização extrema no século XXI. Em primeiro lugar, a tecnologia é incrível e há custos muito elevados para adiá-la.
Risco AI 1: risco existencial. Meu p(doom) está em torno de 0,1. Você não precisa comprar essa história, mas vale a pena se preocupar com a IMO”, destacou.
New monster post: my own current perspective on the recent debates around techno-optimism, AI risks, and ways to avoid extreme centralization in the 21st century.https://t.co/6lN2fLBUUL pic.twitter.com/h5aIyFNCoh
— vitalik.eth (@VitalikButerin) November 27, 2023
Detalhando os riscos da tecnologia, Buterin destacou no segundo ponto: “um mundo com IAs superinteligentes seria um mundo em que nos sentiríamos satisfeitos em viver? Sobre a instabilidade de outros resultados além de sermos animais de estimação e as falhas da ficção científica em apresentar alternativas realistas”.
O fundador do ETH também destacou a regulamentação do setor. “Muitas propostas de segurança de IA são do tipo “vamos garantir que apenas mocinhos licenciados e seguros possam acessar a tecnologia”. Mas a minha sondagem sugere que, se for necessário fazer regulamentação, as pessoas prefeririam apenas adiar a IA sem que ninguém tivesse direitos especiais para avançar”.
“A IA politeísta, onde cada indivíduo (ou tribo, ou país, ou…) tem a sua própria IA parece legal, mas temo que possa ser instável, e no limite ainda deixar outros problemas sem solução”, complementou.
Vitalik Buterin comenta sobre planos com IA
Vitalik Buterin externou comentários recentes sobre uma possível integração da rede com inteligência artificial (IA) em um período entre médio e longo prazo.
Ao responder membros da comunidade ETH no protocolo social descentralizado Warpcast, o criador do ETH destacou que a tecnologia IA segue ocupando seus pensamentos nas últimas semanas.
Buterin ressaltou em seu comentário que um dos seus pensamentos é como o Ethereum poderia se envolver de forma produtiva nas questões relacionadas à IA.
“Nas últimas duas semanas, pensei em quais são minhas opiniões sobre as várias questões relacionadas à IA (incluindo risco x, etc.) e como/se a comunidade Ethereum poderia se envolver de forma produtiva nelas”, escreveu.