O co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, criticou recentemente a abordagem de El Salvador para adotar o Bitcoin, descrevendo-o como “imprudente” em um comentário que ele deixou no r / CryptoCurrency, o maior subreddit relacionado à criptomoeda.
Buterin acredita que forçar as empresas a aceitar qualquer criptomoeda vai contra o espírito do espaço.
O programador russo-canadense acrescenta que os salvadorenhos correm o risco de ser vítimas de hacks ou golpes por falta de educação.
Em um comentário posterior, Buterin ridicularizou os maximalistas do Bitcoin como uma comunidade que é facilmente influenciada por aliados poderosos:
Os maximalistas de Bitcoin são uma comunidade muito fácil de elogiar você: você só precisa estar em uma posição de poder e fazer ou dizer coisas boas sobre eles e suas moedas.
No mês passado, Buterin também criticou o CEO do Twitter, Jack Dorsey, por tentar recriar finanças descentralizadas em Bitcoin com “um modelo de confiança muito mais fraco”.
Seus comentários mais recentes não passaram despercebidos pela comunidade Bitcoin, cujos membros acusaram Buterin de ser “salgado” e hipócrita.
Feed me all of this salt. No one bats an eye when governments around the world force their citizens to use fiat currencies like the dollar. Once one makes it so businesses have to accept the best free market money to ever exist, it's a big problem.
More of this crying plz. pic.twitter.com/Rw4FmlubRk
— Marty Bent (@MartyBent) October 8, 2021
Uma experiência pioneira
El Salvador se tornou o primeiro país a adotar as criptomoedas descentralizadas e sem fronteiras como sua moeda oficial.
Os oponentes, no entanto, argumentam que o orçamento alocado para o grande experimento Bitcoin poderia ter sido usado para melhorar os sistemas de saúde ou educação do país.
É obrigatório para os comerciantes aceitarem o Bitcoin no início de setembro, apesar do presidente Nayib Bukele afirmar que seria voluntário menos de dois meses antes de a lei entrar em vigor.
No entanto, alguns Bitcoiners acreditam que a aceitação obrigatória é necessária para forçar empresas internacionais como o McDonald’s a aceitar o Bitcoin.
Devil's advocate take on mandatory #Bitcoin acceptance in El Salvador:
– the government knew that foreign institutions & governments would try to stop them
– foreign multinationals are present in El Salvador
– large corps would come under pressure to boycott #Bitcoin as tender— Alistair Milne (@alistairmilne) October 9, 2021
Bukele, que recentemente se chamou de “o ditador mais legal do mundo”, brincando, não desiste de seu apoio ao Bitcoin, prometendo à comunidade as compras multimilionárias do governo e o vídeo de uma operação de mineração movida a energia vulcânica .