Solana anunciou, em 19 de julho, o seu novo compilador chamado Solang. O novo recurso visa facilitar a transição dos desenvolvedores da Ethereum Virtual Machine (EVM) para a rede Solana.
Com isso, os desenvolvedores que já estão familiarizados com o Solidity, agora têm um novo recurso, cujo intuito é permitir aprofundar e escrever aplicativos em Solana.
“Solana Labs tem o prazer de anunciar que hoje você pode construir em Solana com Solidity usando Solang, um novo compilador que ajuda a preencher a lacuna entre os desenvolvedores de EVM e o ecossistema Solana”, disse a equipe em um comunicado.
Alguns dos destaques do compilador Solang incluem: Compatibilidade com Ethereum Solidity 0.8; Capacidade de chamar outros contratos inteligentes Solana; Suporta tokens Solana SPL; Suporta endereços derivados do programa; Permite o desenvolvimento com Anchor; Constrói contratos inteligentes nativos de Solana; Acesso à funcionalidade integrada nativa do Solana.
O anúncio ainda destacou que mais linguagens de programação disponíveis para construção em Solana resultam em um conjunto mais amplo de habilidades de desenvolvedores que entram no ecossistema.
“Vimos isso no ano passado com a criação e lançamento liderados pela comunidade do Seahorse , que permite que os contratos inteligentes de Solana sejam escritos em Python, a linguagem de programação mais popular do mundo. O anúncio de hoje dá continuidade ao esforço para expandir o alcance do ecossistema Solana”.
No momento da publicação, o preço do Solana estava cotado em US$ 26,21 em alta de 2.8% nas últimas 24 horas. O token SOL registrou um crescimento em seu preço de 19.6% nos últimos sete dias.