Visando o impulsionamento da blockchain, a empresa por trás do Cardano, a Input Output Global (IOG), informou sobre a implantação de um kit de ferramentas para construção de sidechains personalizados. O novo recurso permitirá que os desenvolvedores criem blockchains para serem usados em casos específicos no sistema.
A empresa explicou que ao usar o kit de ferramentas (inicialmente em um testnet), será construída uma rede de teste pública de sidechain. A rede é compatível com a máquina virtual Ethereum (EVM).
Com as sidechains, o Cardano se torna extensível e mais escalável sem que haja o comprometimento de sua estabilidade ou segurança da cadeia principal.
Os blocos de construção do kit de ferramentas são projetados para capacitar os desenvolvedores: mover dados e ativos entre a cadeia principal e a cadeia lateral personalizada; suporte a vários protocolos de consenso, regras de contabilidade e idiomas; lançamentos seguros de sidechain; pequenas cadeias seguras; permitem experimentos, incubação e pesquisa.
Vale lembrar que, no final de dezembro, várias melhorias importantes para o ecossistema Cardano foram reveladas pelos vários desenvolvedores que operam na plataforma e que devem ser lançadas em 2023. As inovações incluem o próprio blockchain e os aplicativos descentralizados construídos nele.