A Visa, uma das maiores empresas de pagamentos do mundo, anunciou o lançamento de uma série de cartões habilitados para criptomoedas em parceria com diversas startups de fintech na América Latina. Esses cartões permitirão que os usuários gastem criptomoedas, comprem criptomoedas onde os cartões Visa são aceitos para tal e também recebam dinheiro de volta por meio de diferentes parceiros fintech na região.
Mais empresas de pagamento globais estão interessadas em misturar pagamentos fiduciários convencionais com soluções mais avançadas, como criptomoedas. A Visa, uma das principais empresas de pagamentos, anunciou na semana passada que lançou seus primeiros cartões habilitados para criptomoedas na América Latina, com a ideia de permitir que mais pessoas usem criptomoedas por meio de sua rede de pagamentos.
A empresa fez parceria com várias startups na América Latina, incluindo Lemon Cash e Satoshi Tango na Argentina, e outras startups como Crypto.com, Alterbank e Zro Bank no Brasil. As funções que esses novos cartões apresentarão incluem pagamento com criptomoedas, compra de criptomoedas por meio de lojas de criptomoedas habilitadas para Visa e também recebimento de dinheiro de compra em bitcoin. Sobre a intenção da Visa, Romina Seltzer, vice-presidente sênior de produtos e inovação da Visa América Latina e Caribe, afirmou:
O ecossistema de criptomoedas continua ganhando força na região com maior investimento, mais adoção do consumidor e mais casos de uso habilitados para criptomoedas, e continuaremos a desenvolver nossa forte estratégia para construir o futuro da criptomoeda e pagamentos para nossos clientes, parceiros e consumidores.
A Visa sinalizou vários casos de cooperação com startups da América Latina que se referem principalmente ao caso de oferecer dinheiro de volta em criptomoedas para compras. É o caso da aliança da empresa com a Lemon Cash, que permite aos clientes argentinos usufruir do referido recurso. Sobre isso, Borja Martel Seward, cofundador da Lemon Cash, afirmou:
No contexto da América Latina, as criptomoedas são uma solução concreta para melhorar a vida das pessoas. Na Lemon, queremos contribuir para a revolução das criptomoedas em toda a região e oferecemos um reembolso de 2% em Bitcoin para todas as compras feitas com credenciais Visa.
A Crypto.com está oferecendo recompensas semelhantes em dinheiro para seus clientes no Brasil, mas com uma recompensa maior. Filomena Ruffa, gerente geral da Crypto.com para a América Latina, declarou:
Por meio de nossos produtos localizados e da expansão do nosso programa de cartões com benefícios de reembolso de até 5%, estamos oferecendo aos consumidores e empresas da região diferentes maneiras de interagir e fazer transações com criptomoedas.
A Mastercard, rival direta da Visa, também demonstrou interesse no mercado latino, tendo firmado uma parceria com o Mercado Libre, um dos maiores varejistas da área, para ajudá-lo a garantir as transações em sua exchange de criptomoedas.