A Visa propôs um projeto de conta blockchain que pode permitir que os usuários do Ethereum realizem pagamentos automáticos a partir de uma carteira autocustódia.
A gigante dos pagamentos descreveu sua abordagem em uma postagem de blog na segunda-feira, 19 de dezembro. Essa postagem resumia um artigo de pesquisa anterior publicado em agosto.
A Visa propõe o uso do Account Abstraction, um recurso do Ethereum que está atualmente sendo considerado pelos principais desenvolvedores, para implementar pagamentos automáticos.
A empresa diz que isso permite que os usuários configurem pagamentos de contas recorrentes. O Ethereum não permite isso em um nível básico, pois os contratos inteligentes automatizados não podem solicitar transações. Em vez disso, as contas de usuário devem iniciar e enviar transações manualmente.
A Visa observou que, embora contas bancárias e carteiras criptográficas de custódia possam ser facilmente usadas para organizar pagamentos automáticos, esse tipo de pagamento “não é tão simples de executar em uma blockchain”. Dessa forma, implementar o recurso em uma carteira autocustódia — aquela na qual o usuário tem total controle sobre seus fundos — é um desafio.
A empresa disse que explorou uma possível solução como parte de seu desafio interno Crypto Hackathon este ano.
A Visa explicou que, ao usar a abstração de contas, conseguiu combinar as funções de contas de usuário e contratos inteligentes em um único tipo de conta Ethereum. A empresa chamou a conta resultante de “conta delegável”.
Essa abordagem permite que um comerciante implante um contrato inteligente de pagamento automático. Depois que um usuário com uma conta delegável concede permissão, um comerciante pode acionar um pagamento chamando a função de cobrança do contrato de pagamentos automáticos. A conta delegável do usuário também adiciona o contrato de pagamento automático a uma lista de permissões para pagamentos futuros.
A Visa observou que o próprio Ethereum ainda não implementou a abstração de contas, que existe como parte de várias propostas, como EIP-4337 . À luz dessas limitações, a Visa implementou contas delegáveis na StarkNet, uma rede de camada 2 para Ethereum que estende a funcionalidade do blockchain básico para oferecer suporte ao recurso.
Embora a Visa aparentemente tenha produzido uma solução funcional de pagamentos automáticos, ela não indicou que oferecerá o recurso a seus clientes.
Parece improvável que o recurso seja implementado na ampla gama de cartões de pagamento criptográficos da Visa, que geralmente são vinculados a trocas de custódia. No entanto, o recurso pode ser usado nos serviços de liquidação voltados para comerciantes e bancos da Visa, que podem precisar interagir com carteiras Ethereum sem custódia.