As gigantes de pagamentos dos Estados Unidos Visa (VN) e Mastercard (MA.N) decidiram adiar o lançamento de novas parcerias com empresas de criptomoedas após uma série de falências no setor abalarem a confiança dos investidores, de acordo com fontes da Reuters.
O mercado cripto passou por uma grande reversão de sorte em 2022, com a quebra das principais empresas do setor, FTX e BlockFi, gerando preocupações regulatórias e instabilidade no mercado.
As fontes informaram que tanto a Visa quanto a Mastercard optaram por adiar o lançamento de novos produtos e serviços relacionados a criptomoedas até que as condições de mercado e regulatórias sejam mais favoráveis. Elas pediram para não serem identificadas, pois as negociações são confidenciais.
Um porta-voz da Visa, a maior processadora de pagamentos do mundo, disse: “As recentes falências de alto nível no setor cripto são um lembrete importante de que temos um longo caminho a percorrer antes que a cripto se torne parte dos principais pagamentos e serviços financeiros”.
No entanto, o porta-voz acrescentou que isso não muda a estratégia e o foco criptográfico da empresa.
Um porta-voz da Mastercard afirmou: “Nossos esforços continuam focados na tecnologia blockchain subjacente e em como isso pode ser aplicado para ajudar a resolver os pontos problemáticos atuais e construir sistemas mais eficientes.
A indústria cripto vem enfrentando desafios significativos nos últimos anos, incluindo preocupações regulatórias e questões de segurança, mas muitos acreditam que a tecnologia blockchain subjacente pode ter um grande potencial para revolucionar os sistemas financeiros existentes.
Vale lembrar que, em 30 de janeiro, a exchange cripto Binance e a provedora de pagamentos Mastercard se uniram mais uma vez, desta vez para lançar um cartão pré-pago Binance no Brasil. O cartão permite que os usuários da Binance com identificação nacional válida façam compras e paguem contas com criptomoedas, de acordo com um comunicado da empresa.
“O cartão pré-pago faz parte dos esforços contínuos para desenvolver a ponte entre os serviços financeiros existentes e o crescente ecossistema cripto”, disse a Binance.
Alguns dias antes, a Mastercard anunciou uma parceria com a blockchain Polygon ($MATIC) para lançamento de uma incubadora. O recuso visa a Web3 com foco em ajudar artistas.