A gigante de pagamentos Visa aprofundou seu envolvimento no espaço de moeda digital com uma nova parceria focada em moedas digitais do banco central (CBDC). A empresa se uniu à líder em tecnologia blockchain Consensys para construir soluções de ponte para instituições financeiras tradicionais.
Em última análise, isso visa permitir que os clientes usem seu cartão Visa ou carteira digital vinculado ao CBDC em qualquer lugar que seja aceito.
Uma ‘Sandbox CBDC’
O provedor de pagamento desenvolveu o Módulo de Pagamento Visa CBDC como uma rampa de acesso para CBDCs para redes de pagamento existentes. Bancos e emissores poderão se conectar ao módulo e integrá-lo à infraestrutura existente, disse Catherine Gu, chefe de CBDC da Visa em um post no blog . Ela adicionou,
“Se for bem-sucedida, a CBDC pode expandir o acesso a serviços financeiros e tornar os desembolsos governamentais mais eficientes, direcionados e seguros – essa é uma proposta atraente para os formuladores de políticas.”
Espera-se que um “CBDC Sandbox” seja lançado na primavera, onde os bancos centrais poderão experimentar em casos piloto e protótipo.
A parceria vai empregar um mecanismo de distribuição de “duas camadas”, de acordo com o post. Os bancos primeiro seriam obrigados a projetar e cunhar suas moedas usando o protocolo Quorum da Consensys, após o que usariam a infraestrutura da Visa para distribuir a moeda por meio de intermediários financeiros, como bancos comerciais.
Visa levando criptomoedas a sério
>
No mês passado, a Visa lançou um serviço global de consultoria em criptomoedas para bancos e instituições financeiras, a fim de ajudá-los a expandir para o setor de criptomoedas. Embora esse empreendimento da CBDC possa ser visto como a mais recente tentativa da Visa de se integrar à economia de moeda digital emergente, seu concorrente Mastercard realmente pensou nisso primeiro.
A outra gigante de pagamentos lançou sua própria plataforma para bancos centrais e instituições financeiras testarem seus CBDCs em setembro de 2020. A Mastercard também fez parceria com a Consensys no ano passado para construir “Consensys Rollups” que permitem escalabilidade para Ethereum e blockchains privados.
A própria Consensys se aventurou no setor CBDC muito antes e também está ajudando a Austrália, França, Hong Kong e Tailândia a desenvolver suas moedas digitais.