Enquanto as nações ao redor do mundo lutam com a incerteza regulatória, o cão de guarda financeiro de Dubai lançou uma estrutura regulatória para tokens de investimento. Além disso, uma estrutura para outras criptomoedas será lançada em breve.
A estrutura anunciada pela Autoridade de Serviços Financeiros de Dubai (DFSA) hoje, reflete os regulamentos que foram propostos no Documento de Consulta publicado no início de março. Além disso, é a primeira das duas fases do regime de Ativos Digitais da DFSA.
A estrutura regulatória definiu um token de investimento como um token de segurança ou um token derivativo. A definição foi elaborada mais detalhadamente no anúncio como,
“Um título ou derivado na forma de uma representação digital cripto protegida de direitos e obrigações que é emitido, transferido e armazenado usando tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) ou outra tecnologia semelhante.”
O segundo ponto observado:
“Uma representação digital cripto protegida de direitos e obrigações que é emitida, transferida e armazenada usando DLT ou outra tecnologia semelhante e: (i) confere direitos e obrigações que são substancialmente semelhantes em natureza àqueles conferidos por um Título ou Derivado; ou (ii) tem uma finalidade ou efeito substancialmente semelhante a um Título ou Derivado. ”
A estrutura se aplica a indivíduos ou entidades que desejam comercializar, negociar, emitir ou manter tokens de investimento em ou a partir do Dubai International Financial Centre (DIFC). Também se aplica a empresas que desejam realizar serviços financeiros relacionados a criptomoedas, como negociar, aconselhar ou organizar transações relacionadas a esses tokens, juntamente com gestores de carteiras e fundos de investimento.
Peter Smith, que é o Diretor Executivo da DFSA, disse:
“Nossa consulta sobre tokens de investimento nos permitiu entender o que as empresas estavam procurando em uma estrutura regulatória e introduzir um regime que é relevante para o mercado.”
O anúncio também observou que o DFSA está elaborando propostas para os tokens que não foram cobertos na estrutura recente. Eles cobrirão ainda os tokens de troca, ou criptomoedas, junto com stablecoins e tokens de utilidade.
Espera-se que seja lançado em breve, no quarto trimestre. Os regulamentos têm como objetivo proteger os investidores de fraudes e fraudes, ao mesmo tempo que coibem o uso desses ativos para lavagem de dinheiro e outras atividades financeiras ilegais.
Dubai há muito tem demonstrado proatividade regulatória em relação à aceitação de criptomoedas e blockchain, permitindo-lhe capitalizar com o crescente mercado de criptomoedas na área. As políticas de isenção de impostos do país, juntamente com uma significativa população de imigrantes, colocaram-no em uma posição ideal para se tornar um centro cripto. Com o lançamento de trocas de criptomoedas regulamentadas a caminho e essas regulamentações em vigor, tal transformação não seria muito rebuscada.