O vice-ministro de Energia da Rússia, Evgeny Grabchak, pediu aos reguladores russos se apressem em apressem em aprovar as regras sobre mineração de criptomoedas no país em mais uma declaração de apoio à indústria de criptomoedas entre os funcionários do governo.
Durante a primeira conferência nacional de mineradores de criptomoedas legais, em Irkutsk, no último sábado (26), Grabchak pediu a introdução da estrutura regulatória para o setor o mais rápido possível.
O vácuo legal dificulta a regulamentação dessa área e a definição de regras claras. Esse vácuo legal precisa ser [eliminado] o mais rápido possível. Se quisermos, de alguma forma, nos dar bem com essa atividade, não temos outras opções na realidade atual, devemos introduzir a regulamentação legal, acrescentando o conceito de mineração ao marco regulatório”, apontou Grabchak.
Além disso, o vice-ministro também sugeriu que seria mais prudente deixar que as autoridades regionais, e não as federais, definissem os locais de mineração e as possíveis cotas de energia, sugerindo que, talvez deva ser sincronizado com as estratégias de desenvolvimento das regiões e os planos de outros setores da indústria.
O discurso de Grabchak colocou a mineração na Rússia na perspectiva estratégica do Estado, além de expor a sua descrença na capacidade do mercado de regular a quantidade e a alocação dos operadores de mineração. Anteriormente, em 21 de março, o vice-premier Aleksandr Novak também afirmou que “seria razoável” legalizar a mineração.
No início deste mês, a câmara baixa do grupo de trabalho do Parlamento pediu a regulamentação clara da indústria de ativos digitais, com uma abordagem mais eficaz para reduzir os riscos associados à adoção de criptomoedas no país.
Contudo, o Banco Central da Rússia (CBR) é veementemente contra a adoção dos ativos digitais no país, sendo que e este já pediu a proibição total da mineração e do comércio de criptomoedas em janeiro, inclusive.