O governo de Vladimir Putin apresentou um projeto de política para trocas cripto de acordo com suas diretrizes anticorrupção. O site do governo russo afirmou que as autoridades federais de segurança podem enviar consultas para criptomoedas e “operadores de sistemas de informação nos quais ativos financeiros digitais são emitidos”.
Neste artigo, vamos discutir:
Novas auditorias introduzidas
O projeto de lei permite a “implementação de auditorias para combater a corrupção” com novos poderes para os funcionários federais. Portanto, espera-se que todas as transações sejam refletidas nas demonstrações de resultados . É digno de nota que essas mudanças são trazidas para a estrutura existente sob o “Decreto do Presidente da Federação Russa”, datado de 2 de abril de 2013.
Até o momento, o rascunho estava em discussão e aceitando sugestões públicas, juntamente com especialistas anticorrupção independentes. Após a aceitação, a versão final da minuta se tornará um “ato jurídico normativo”.
Com isso, vamos voltar ao início deste ano. Em janeiro, a Rússia deu definição legal para criptomoeda de acordo com sua Lei de Ativos Financeiros Digitais (DFA). No entanto, eles estão proibidos de serem usados no país para pagar bens e serviços. Além disso, existem restrições impostas pelo banco central aos investidores não qualificados que procuram adquirir ativos digitais.
Postura da Rússia
O país tem conduzido uma operação repressiva para visar crimes relacionados à cripto. Em agosto, Putin aprovou o Plano Nacional Anticorrupção 2021-2024 do país. Segundo a ordem, o banco central, juntamente com outros ministérios do governo, foi encarregado de verificar os ativos digitais de funcionários do governo.
Em uma entrevista recente , o presidente Putin também expressou incerteza sobre os vários casos de uso de criptomoeda. No entanto, surpreendentemente, ele disse que pode “existir como um meio de pagamento”.
Mas, no passado, Yuri Pripachki, presidente da Associação Russa de Criptoeconomia, Inteligência Artificial e Blockchain (RACIB) expressou insatisfação com as políticas administrativas. De acordo com um relatório local , Pripachki disse que os esforços do governo de forma alguma visam uma solução sistemática na área de ativos digitais, acrescentando,
“No entanto, do ponto de vista da regulamentação da indústria de criptomoedas na Federação Russa, na opinião de seus representantes profissionais, absolutamente nada foi feito para trazer à tona o segmento doméstico desse mercado da sombra.” (sic)