O Governo da Venezuela, que está sendo comandado pelo ditador Nicolás Maduro, realizou o bloqueio do acesso de investidores a plataforma da exchange de criptomoedas Binance recentemente. Em meio à agitação política no país, a Venezuela bloqueou várias plataformas importantes, incluindo a da Binance e o X.
Ao informar sobre o assunto, a organização anticensura local, VE sin Filtro, destacou que o site e o aplicativo da exchange ficaram inacessíveis no país por causa de um bloqueio de DNS. A medida vem sendo encarada como uma ação relacionada ao escrutínio que vem se intensificando pelo governo venezuelano sobre a negociação de criptomoedas.
🚨 Bloqueado Binance en CANTV 🚨
Esta noche detectamos un bloqueo DNS al exchange de criptomonedas @Binance, el cual afecta el normal funcionamiento de su web y su aplicación móvil.
El bloqueo fue detectado por primera vez a las 8:15 PM de hoy #9Ago pic.twitter.com/aivmVT2VNi
— VE sin Filtro (@vesinfiltro) August 10, 2024
Ao se posicionar sobre o ocorrido, a Binance confirmou o bloqueio realizado Governo da Venezuela ao acesso de investidores a sua plataforma. A exchange destacou que os fundos dos clientes afetados estão totalmente seguros.
“Estimados Binancens, assim como vários sites de empresas de diferentes segmentos na Venezuela, incluindo as redes sociais, as páginas da Binance estavam enfrentando restrições de acesso. Queremos garantir que seus fundos estejam seguros sob nossos robustos protocolos de segurança. Entendemos os inconvenientes e a preocupação que esta situação pode causar. Estamos monitorando a situação próxima para abordá-la da melhor forma e da maneira mais rápida possível”, escreveu a Binance em seu comunicado oficial.
O bloqueio de exchanges de criptomoedas e de redes sociais no país acontece em um cenário em que Maduro e seus aliados estão tentando amenizar a pressão internacional relacionadas a possíveis fraudes eleitorais cometidas nas eleições, ocorridas no final de julho de 2024, em que Maduro afirma que saiu vitorioso do pleito, no entanto, não apresentou atas eleitorais que comprovam sua vitória.