Em um movimento surpreendente, a Vanguard, conhecida por sua postura tradicionalmente cética em relação às criptomoedas, nomeou Salim Ramji, ex-executivo da BlackRock, como seu novo CEO. Ramji, que deixou a BlackRock em janeiro após supervisionar o lançamento do iShares Bitcoin Trust (IBIT), assume o cargo com a expectativa de que possa trazer uma nova perspectiva sobre ativos digitais para a Vanguard.
De acordo com Eric Balchunas, analista sênior de ETF da Bloomberg Intelligence, Ramji foi responsável pelo arquivamento e logística do IBIT, um sinal de seu interesse e experiência no setor de criptoativos. “Ele foi citado sobre seu interesse em ativos digitais, embora eu não tenha certeza se isso mudará a postura da Vanguard, mas ele será o CEO. Quem sabe. Porta muito mais aberta agora, IMO”, comentou Balchunas em uma postagem no X.
O Wall Street Journal foi o primeiro a reportar a nomeação, que mais tarde foi confirmada pela Vanguard em um comunicado de imprensa. Ramji expressou entusiasmo com seu novo papel, destacando a mudança no cenário dos investimentos e as oportunidades que isso traz. “O panorama atual dos investidores está a mudar, e isso apresenta oportunidades para a Vanguard levar adiante a sua missão de dar às pessoas as melhores oportunidades de sucesso nos investimentos, o que é mais relevante hoje do que em qualquer momento nas cinco décadas de história da empresa”, afirmou ele.
Nate Geraci, presidente da ETF Store, refletiu sobre as possíveis mudanças que Ramji poderia implementar: “Será interessante ver se Salim Ramji tentará ajudar os investidores da Vanguard a obter acesso à criptografia, como ele acreditava fazer para os investidores da BlackRock”.
And yes, Salim Ramji oversaw the filing and logistics for $IBIT and he has been quoted about his interest in digital assets altho I'm not sure that's gonna change Vanguard's stance but hell he will be the CEO. Who knows.. Door much more open now IMO.
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) May 14, 2024
A nomeação também suscitou debates nas redes sociais sobre se a Vanguard, até agora relutante em adotar criptomoedas, poderia revisar sua postura. Em uma entrevista à Bloomberg TV em julho de 2023, Ramji havia expressado sua fascinação pela tecnologia blockchain. “A tecnologia subjacente que sustenta o bitcoin e a tecnologia blockchain, algo que nos deixa extremamente entusiasmados, e estamos entusiasmados porque remove atritos ou pelo menos tem a promessa de remover atritos em todo o ecossistema”, explicou ele. “Os fundamentos são realmente poderosos para nós e isso realmente despertou nosso interesse.”
Essa será a primeira vez que a Vanguard escolhe um CEO que não seja um produto interno da empresa, marcando um momento potencialmente transformador para a gigante dos investimentos.