Poucos dias após o lançamento do ETF ProShares monumental, a VanEck anunciou o lançamento de seu próprio ETF futuro de bitcoin para a próxima semana.
A empresa apresentou seu pedido à SEC no início deste ano, que a SEC reconheceu em março. No entanto, ao longo do ano, a VanEck recebeu atrasos contínuos do regulador em relação à decisão. No entanto, a empresa revelou a aprovação inovadora da SEC para um lançamento ‘após 23 de outubro’.
De acordo com o comunicado do regulador, o ETF passará a ser negociado, “logo que possível após a data de vigência desta declaração de registro”, inferindo-se a data de estreia em 25/10.
Além disso, a declaração reiterou o objetivo do ETF vinculado a bitcoins VanEck. Ele destacou a jornada do ETF no mercado de criptografia por meio de “contratos futuros de bitcoin padronizados e liquidados em dinheiro (‘ Bitcoin Futures’) negociados em bolsas de commodities registradas na Commodity Futures Trading Commission (‘CFTC’), como a Chicago Mercantile Exchange (a ‘CME’). ”
Esses dois momentos inovadores para os mercados de criptografia e tradicional surgem depois de quase um ano de antecipação. Enquanto isso, no Canadá , um ETF vinculado a bitcoin foi lançado em setembro, bem como um ETF de bitcoin francês aprovado pela UE um mês antes.
ProShares
Na semana passada, foi divulgada a notícia do primeiro ETF futuro de bitcoin aprovado pela SEC pela ProShares. Semelhante a VanEck, a aprovação do regulador é muito aguardada pelo ProShares. Na verdade, ambas as empresas desistiram das propostas de ETF vinculadas ao ethereum no final de agosto deste ano.
A aprovação dos mais recentes ETFs de bitcoin de ambas as empresas marca a primeira vez que os investidores podem comprar e vender participações em um ETF vinculado a bitcoin ou a qualquer criptomoeda . O lançamento de terça-feira estreou com massivos 24 milhões de ações e negociado mais de $ 500 milhões.
O preço do ETF subiu quase 5% nas primeiras 24 horas no mercado. Os analistas veem mais crescimento em seu futuro.
Além disso, aproximadamente um dia após o lançamento do ETF, o preço do bitcoin atingiu um novo recorde de mais de $ 67.000.