O mundo da criptografia apresentou enorme crescimento nos últimos e, com isso, consequentemente, as oportunidades de emprego no setor também aumentaram, principalmente em 2021. De acordo com o LinkedIn, só nos Estados Unidos, houve um aumento de 395% nas vagas de empregos.
A indústria de criptomoedas passou a indústria de tecnologia mais ampla no número de postos de empregos disponíveis, sendo que o segundo também teve um desenvolvimento importante, quase dobrando o número de vagas de emprego. Porém, com um crescimento de 98%, a indústria de tecnologia diminui em comparação com os empregos em criptomoedas (os 395% supracitados).
Além disso, nenhum outro setor esteve a salvo da criptografia em 2021, isso porque o levantamento do LinkedIn News apontou enorme influência de criptomoedas em outros setores.
Embora a maioria das vagas de emprego tenham sido em software e finanças, outros setores também estão vendo um aumento na demanda por talentos em criptomoedas. Estes incluem serviços profissionais como contabilidade e consultoria, bem como os setores de pessoal e hardware de computador”, apontou o relatório
A tendência para 2022 segundo o LinkedIn é de que o crescimento deve continuar nesse ano, com as maiores corretoras de criptomoedas tendo vagas de trabalho. De acordo com a plataforma, a Coinbase tem mais de 250 vagas, enquanto a Kraken oferta mais de 300, e a Binance possui mais de 600 cargos novos.
Para aqueles que não conseguem mudar sua área de atuação para um setor cripto, ao menos, o LinkedIn aponta que há uma expectativa mais ampla na área de Recursos Humanos (RH), lidando diretamente com criptomoedas, já que a remuneração tende a ser cada vez mais em criptomoedas, tanto que os prefeitos de Nova York e Miami já anunciaram que receberiam parte de seu pagamento em BTC no ano passado, enquanto sete jogadores da NFL escolheram criptomoedas em vez de salários em dinheiro.
Porém, o grande desafio da criptomoedas parecem ser a sua estabilidade, já que dado o preço do Bitcoin em 2022 ainda não ser impressionante, a indústria de criptomoedas pode ter dificuldades para sustentar níveis tão altos de crescimento de recursos humanos.