O governo do Uzbequistão anunciou que permitirá às empresas locais que minerem ativos digitais usando energia solar e isentará todos os operadores de mineração de criptomoedas do pagamento de imposto de renda.
Mesmo tendo uma política bastante controversa sobre as criptomoedas, inclusive proibindo seus moradores de comprar ativos digitais enquanto a venda permanecia legal no final de 2019, o governo local pretendia permitir que os uzbeques conduzissem todos os tipos de operações de criptomoedas e demais serviços concomitante em troca de moeda nacional e estrangeira, há um ano atrás.
Mais recentemente, com novas leis, o Uzbequistão ainda estão proíbe a compra de bitcoin e/ou altcoins, enquanto a legislação não se aplica a estrangeiros, mas já visa um projeto para legalização do setor, inclusive com assinatura do presidente.
Após isso, segundo informações da agência Reuters, o governo agora tem seu foco para o setor de mineração de criptomoedas, propondo aos mineradores uzbeques que comecem a alimentar sua produção com painéis solares. Ofertando aos mineradores que, aqueles que o fizerem, pagarão menos pela eletricidade, enquanto as empresas conectadas à rede elétrica pagarão o dobro do preço normal.
Vale lembrar que, no Uzbequistão, os mineradores de criptomoedas não precisam obter uma licença especial para funcionar, mas devem ser registrados na Agência Nacional do país para Projetos em Perspectiva.
O crescimento do setor de cripto ativos no país nos últimos anos chamou a atenção da maior corretora de criptomoedas do mundo em volume de mercado, a Binance, que já revelou planos de expandir seus serviços para a Rússia e seus países vizinhos, sendo o país uzbeque um deles.
Gleb Kostarev, diretor da Binance para o Leste Europeu, afirmou que o objetivo da plataforma é garantir a aprovação regulatória sempre que os regulamentos permitirem, lembrando que as pessoas no Uzbequistão são “leais” ao setor de criptomoedas e, como tal, o local de negociação pode escolhê-lo como destino.