Após Elon Musk comprar o Twitter e em meio a incertezas e críticas, quase meio milhão de usuários acorreram para a rede social descentralizada Mastodon.
A rede diz que sua média mensal de usuários mais que dobrou para 860.000 desde que o fundador da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, assumiu oficialmente o Twitter, provocando uma série de controvérsias e notícias sobre os próximos paywalls e outras mudanças.
Os servidores do Mastodon, como mastodon.social, mastodon.online e mstdn.social, têm layouts semelhantes ao Twitter, permitindo que os usuários publiquem em feeds de notícias usando hashtags, republicações e curtidas.
No entanto, o Mastodon procura se distinguir do Twitter e de outros sites de mídia social. A rede se autodenomina um “servidor de rede social que não está à venda”, oferecendo uma plataforma sem algoritmos e anúncios.
O Mastodon, rede social descentralizada foi criado pela organização sem fins lucrativos Mastodon gGmbH com sede na Alemanha em 2016, é uma rede de código aberto hospedado em milhares de servidores que atuam como plataformas individuais.