Em um cenário onde as criptomoedas ganham cada vez mais espaço no cotidiano, a integração de soluções de pagamento inovadoras se torna um tema central. Recentemente, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, manifestou publicamente seu interesse em ver a stablecoin USD Coin (USDC) integrada aos pagamentos do X (antigo Twitter).
A sugestão, feita em uma postagem na própria plataforma em 29 de dezembro, ecoa um chamado anterior feito pelo engenheiro-chefe da Coinbase, Travis Bloom, que questionou Elon Musk sobre a possibilidade de habilitar transações com USDC na rede Base.
“Este seria um ótimo recurso @x equipe vamos conversar”, escreveu Brian Armstrong ao responder uma publicação de Bloom, onde ele questionou: “Ei @elonmusk , quando o X vai me deixar enviar USDC para outros usuários na @base? Parece uma vitória clara do produto”.
Essa movimentação ganha ainda mais relevância considerando os planos ambiciosos do X de se transformar em um “aplicativo para tudo”, com a implementação de um sistema de pagamentos peer-to-peer semelhante ao PayPal. Embora os detalhes sobre a moeda a ser utilizada, fiduciária ou criptomoeda, ainda sejam incertos, a plataforma tem avançado na obtenção de licenças de transmissão de dinheiro nos Estados Unidos, com sua subsidiária, X Payments, já licenciada em 33 estados.
A integração do USDC, impulsionada pela Coinbase através da rede Base, pode ser uma medida altamente estratégica tanto para a plataforma X quanto para a própria stablecoin. A possível adoção do USDC pelo X abre um leque de possibilidades para os usuários da plataforma, como a realização de pagamentos rápidos e seguros, além de facilitar transações internacionais. A iniciativa também pode impulsionar a adoção das criptomoedas como meio de pagamento, consolidando a posição do USDC no mercado.
USDC em ascensão
Circle, emissora da segunda maior stablecoin dolarizada do mundo USDC, anunciou em 11 de dezembro, uma parceria estratégica com a Binance, a maior exchange de criptomoedas. Essa união pode ser o ponto de virada que o USDC precisa para destronar o USDT, da Tether, e se consolidar como a principal stablecoin do mercado. Em um desenvolvimento significativo, o USDC, impulsionado pela parceria com a Binance, pode se tornar a stablecoin dominante no mercado.
A notícia foi divulgada durante a Abu Dhabi Finance Week, com os CEOs de ambas as empresas, Jeremy Allaire e Richard Teng, respectivamente, celebrando a nova parceria. Em um comunicado oficial na plataforma X, Allaire destacou a importância da integração.
“A Circle e a Binance firmaram uma parceria estratégica que acelerará a adoção global de USDC e criptomoedas. A maior exchange e superaplicativo de criptomoedas do mundo e a maior operadora de stablecoins em dólar confiável e compatível do mundo estão se unindo para trabalhar na próxima fase de adoção de stablecoins e criptomoedas. Hoje, o CEO da Binance Richard Teng e eu nos juntamos no palco na Abu Dubai Finance Week para anunciar nossa nova e inovadora parceria estratégica”.
A Binance adotará o USDC como reserva em dólares americanos e integrará a stablecoin em seus produtos e serviços, enquanto a Circle fornecerá à exchange a tecnologia, liquidez e outras ferramentas necessárias para essa integração.