O Uruguai teve seu primeiro caixa eletrônico de criptomoedas aberto, se mostrando um verdadeiro sucesso segundo a imprensa local, que relatou que a máquina lidou com mais de 1 mil transações de criptomoedas nas primeiras horas de abertura para os clientes no final da semana passada.
Segundo a agência de notícias EFE, o caixa eletrônico foi inaugurado oficialmente na sexta-feira (07) da semana passada, na cidade de Punta del Este, na província de Maldonado. A instalação ficou por conta da inBierto, empresa local de criptomoedas e operadora de tokens, e outra chamada Urubit.
A máquina é compatível com moedas tradicionais, com Bitcoin (BTC) e moeda da Binance (BNB). A Urubit também trabalhou em conjunto com Binance do Uruguai para a plataforma de lançamento da máquina.
Carlos Enciso, embaixador do Uruguai na Argentina, esteve presente na cerimônia de abertura, assim como outras autoridades locais, que registraram uma multidão reunida ao redor da máquina, de acordo com fotos do evento. Isso porque a cidade é um importante ponto de turismo uruguaio, e os turistas internacionais e locais serão os grandes alvos para que o caixa eletrônico seja um sucesso.
As empresas por trás do caixa dizem que ele foi desenvolvido inteiramente no Uruguai e acrescentaram que estão buscando expandir a rede pela cidade de Maldonado, com o intuito principal de chegar até à capital Montevidéu, além de Colônia, no sudoeste do país, outro importante ponto turístico.
O Uruguai tem as condições necessárias para se tornar um hub internacional de criptomoedas e pode ser a porta de entrada para essa tecnologia na região da América Latina”, comentou o CEO da inBierto, Adolfo Varela.
O Uruguai vem tratando de maneira muito séria a adoção de criptomoedas, sendo que no ano passado a Direção Geral de Impostos do país deu a entender que as criptomoedas podem ter um lugar para serem usados, que seria no mercado imobiliário local, como “propriedade pessoal intangível” em negócios. Porém, o governo uruguaio também visa uma melhor regulamentação do token.