A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) entrou com um pedido para selar certos documentos críticos relacionados ao seu processo contra a Ripple, empresa de pagamentos de San Francisco.
Na semana passada, a SEC fez um movimento para selar documentos que contêm deliberações internas da SEC sobre um discurso proferido pelo ex-funcionário da SEC William Hinman em 2018, quando Hinman declarou em sua qualidade oficial que acreditava que Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) não são valores mobiliários. .
O advogado de defesa James K. Filan primeiro compartilhou os documentos do tribunal revelando a moção.
Argumentam os advogados da SEC,
“A clara falta de relevância desses documentos para as moções de julgamento sumário deve ser ponderada em relação ao impacto que a liberação dos documentos teria nas deliberações em andamento da SEC sobre uma ampla variedade de questões se esses documentos fossem tornados públicos. Os Documentos do Discurso de Hinman refletem discussões internas e deliberações de vários funcionários da SEC.
Independentemente de esses documentos refletirem deliberações da agência que devem ser protegidas pelo privilégio do processo deliberativo, eles refletem inquestionavelmente deliberações confidenciais. Os funcionários da SEC expressam repetidamente suas opiniões e posições sobre questões de importância programática para a SEC. A capacidade dos funcionários da agência de debater e colaborar com abertura e franqueza seria prejudicada pela divulgação pública desses documentos”.
Em setembro, o juiz distrital Analisa Torres ordenou que a SEC liberasse os arquivos Hinman, que a SEC tentou repetidamente manter fora do tribunal.
Ripple diz que os documentos são altamente relevantes e podem revelar por que a SEC parece escolher vencedores e perdedores na indústria cripto, declarando alguns criptoativos como valores mobiliários e não outros.
Na semana passada, a SEC também solicitou que o tribunal redigisse nomes e outras informações de identificação de testemunhas especializadas da SEC e certos investidores XRP que enviaram declarações em conexão com a moção de julgamento sumário do regulador.
Além disso, a SEC propôs impedir a divulgação de informações pessoais e financeiras dos funcionários da Ripple Labs e de terceiros.
A SEC processou a Ripple em dezembro de 2020, alegando que a Ripple vendeu ilegalmente o XRP como um título não registrado por anos, e que o XRP continua sendo um título até hoje.