O que é PancakeSwap?
PancakeSwap é uma troca descentralizada (DEX) alimentada pela Binance Smart Chain (BSC), que usa um modelo AMM (criador de mercado automatizado) para atender aos pedidos. Como tal, o PancakeSwap substitui uma carteira de pedidos por um pool de liquidez .
Os provedores de liquidez interagem com o pool e recebem tokens LP que representam sua participação no pool. Esses tokens são essenciais para remover seu compartilhamento do pool. Como a plataforma é executada em BSC, os tokens aderem aos padrões de tokens BEP-20 da plataforma.
Além disso, os tokens LP vêm em diferentes “sabores” influenciados pelo token depositado no pool.
O que é Uniswap?
Uniswap é o DEX baseado em Ethereum mais popular que usa um modelo AMM, emprega pools de liquidez em vez de carteiras de pedidos e tem tokens LP para provedores de liquidez. Uniswap é a cadeia-mãe do PancakeSwap, que usa o blockchain Ethereum original para executar sua rede em oposição ao BSC. Como um dos primeiros protocolos DeFi de grande sucesso , a maioria dos DEXs, de uma forma ou de outra, emprestou recursos do Uniswap para rodar suas próprias plataformas.
Observe que o modelo AMM elimina a necessidade de ter um parceiro do outro lado de uma ordem de compra ou venda para que uma negociação seja concluída. Consequentemente, menos tempo de negociação é consumido em DEXs usando este modelo. Ao eliminar a necessidade de passar pelos procedimentos KYC (conheça seu cliente) , essas trocas dão acesso à troca de tokens descentralizada para mais pessoas.
Por que a rivalidade entre PancakeSwap e Uniswap?
Depois de um incrível 2020 em que reescreveu as regras para trocas descentralizadas, o Uniswap foi visto como uma referência para DEXs, considerando que a maioria dos projetos focados em DeFi estão tentando assumir o papel de se tornar a plataforma líder para trocas de token.
PancakeSwap é o vencedor não oficial desta guerra, com sua liquidez aumentando em mais de 1.000% em aproximadamente dois meses. Além disso, o volume do PancakeSwap disparou de magros $ 37 milhões para um “ colossal ” $ 1 bilhão nos primeiros 49 dias de 2021.
Curiosamente, seu crescimento foi atribuído às deficiências do blockchain Ethereum que hospeda o Uniswap. A rede alimentada por ETH sofre de problemas de escalabilidade devido à sua dependência do mecanismo de consenso de prova de trabalho (PoW) . Como resultado, o congestionamento na plataforma causa um aumento nos custos de transação ou gás .
Em dezembro de 2020, o Ethereum iniciou a migração de um mecanismo de consenso PoW para um PoS (prova de participação) por meio do lançamento do Ethereum 2.0 , que deve resolver o problema de escalabilidade. Infelizmente, a implantação completa deve levar aproximadamente dois anos.
Por que Binance Smart Chain?
Binance Smart Chain continua ganhando mais espaço no espaço DeFi. Algumas das principais áreas em que o BSC tem sucesso incluem:
Eficiência e acessibilidade
Em vez de um sistema PoW, ele usa uma versão de PoS chamada de prova de autoridade estaqueada (PoSA). Esta versão fornece um tempo de bloqueio de três segundos, o que significa que as transações são liquidadas mais rapidamente e as taxas são substancialmente mais baixas, pois não há congestionamento de rede.
Compatibilidade Inter-Blockchain
O BSC é compatível com outras plataformas descentralizadas. Por exemplo, o BSC é compatível com Ethereum porque suporta a Máquina Virtual Ethereum (EVM). Isso significa que os desenvolvedores do Ethereum podem rapidamente transferir (portar) seus projetos para o Binance girando alguns nobs, por assim dizer.
PancakeSwap Flippens Uniswap, Uniswap Overtakes Coinbase
Em fevereiro de 2021, o PancakeSwap usurpou brevemente o Uniswap como a maior bolsa baseada em AMM. O volume diário de negociação no projeto DEX movido a BSC foi mais de $ 400 milhões a mais do que a plataforma baseada em ETH em 19 de fevereiro.
Notavelmente, o aumento foi constante , registrando mais de US $ 1 bilhão em volume por dia. A Ethereum registrou US $ 16 milhões em taxas de gás em um único dia, enquanto os usuários do BSC só tiveram que pagar uma pequena fração dessa quantia.
No entanto, em março, o Uniswap havia recuperado seu lugar acima do PancakeSwap – mas um novo player, o MDEX , já ocupou o primeiro lugar acima do Uniswap, mostrando o quão rápido o mundo de negociação descentralizado se move.
O Uniswap já havia excedido o volume de negócios da Coinbase , a maior bolsa centralizada de criptomoedas . Por outro lado, além de um volume crescente no PancakeSwap, o token CAKE da bolsa também registrou um crescimento significativo, ganhando mais de 6.000% em menos de seis meses.
PancakeSwap vs. Uniswap: Principais DEXs comparados
Tokens nativos
O CAKE é o ativo básico do PancakeSwap, que funciona como um token de governança, além de fornecer funcionalidades de agricultura e implantação. Os usuários podem obter o CAKE fornecendo liquidez, apostando ou comprando-os em uma bolsa (a opção de apostar permite que os detentores ganhem mais tokens).
Observe que os tokens CAKE emitidos para provedores de liquidez são negociáveis no mercado de criptografia aberto, assim como as moedas padrão.
Por outro lado, temos tokens UNI, ativo nativo do Uniswap, que seus desenvolvedores transmitiram aos usuários iniciais de sua plataforma em setembro de 2020. No entanto, o caso de uso real do token na plataforma, além da governança, ainda está para ser definido .
Assim, no momento em que o caso de uso da UNI estiver mais esclarecido, se é que alguma vez for, espera-se que o CAKE tenha ganhado mais tração. Para outros fins de governança, o PancakeSwap tem outro token chamado SYRUP , que permite que os detentores recebam 40% das emissões de CAKE – Syrup não é projetado para ser vendido, uma vez que é necessário retirar qualquer CAKE apostado
Adoção
É difícil quantificar os dois principais DEXs neste. Enquanto a taxa de adoção do PancakeSwap está aumentando, o Uniswap é mais antigo e tem uma base de usuários considerável. É um dos poucos projetos que tiraram o DeFi das sombras, introduzindo funcionalidades AMM que nenhum outro projeto havia executado com sucesso antes.
No entanto, PancakeSwap parece estar a caminho de passar pelo Uniswap, devido ao aumento na adoção do Binance Smart Chain e do token CAKE. Como é comum no espaço criptográfico, o preço de um ativo digital responde à adoção ou pelo menos à demanda.
A partir de agora, parece haver mais demanda por CAKE do que UNI. Portanto, o aumento de preço é um sinal de que mais pessoas estão se inclinando para o clone Uniswap.
Custos de transação
Ethereum claramente perdeu a batalha em custos de transação no momento, deixando a porta aberta para plataformas mais eficientes com capacidade de contrato inteligente. Com o Uniswap em execução na segunda maior cadeia de blocos, as taxas do gás aumentaram exponencialmente.
O problema é ainda maior para os usuários do Uniswap que só podem negociar pequenas quantias, já que os custos do gás iriam corroer seus lucros. Ao usar uma rede escalonável como o BSC, o PancakeSwap é capaz de oferecer custos de transação drasticamente mais baixos.
No BSC, os custos de transação são em termos de centavos em comparação com o Ethereum, cujas taxas podem chegar a algumas centenas de dólares. Além de poupar os usuários de altas taxas de gás, o BSC também facilita transações mais rápidas.
Número de tokens listados
O Uniswap tem vantagem aqui, já que tem mais de 1.500 tokens em comparação com os mais de 200 tokens listados do PancakeSwap, principalmente porque o Uniswap existe há muito mais tempo e atende aos usuários do Ethereum. No entanto, em setembro de 2020, a velocidade e o número absoluto de tokens listados na rede levantaram sobrancelhas, pois o Uniswap relatou uma média de 150 pares de tokens adicionados por dia durante sete dias inteiros – enquanto um sistema aberto impulsiona a liberdade, essa liberdade também se estende aos mal-intencionados atores. Como resultado do sistema sem permissão da Uniswap, surgiram projetos falsos, ansiosos por lucrar com investidores apressados. Por exemplo, o Uniswap viu a listagem de “Uniswap Exchange Token”, que não tinha nenhuma relação com o Uniswap além de estar listado na plataforma.
O PancakeSwap apresenta a listagem de tokens exclusivos e de sucesso como FRONT e BAKE – mas o mesmo problema de “listagem de baixa qualidade” que atormenta o Uniswap também existe no fork baseado em BSC.
Liquidez e Volume de Negociação
Embora a liquidez do PancakeSwap esteja em alta, o Uniswap ainda está na liderança. A maioria dos tokens no Uniswap tem liquidez substancial em comparação com os do PancakeSwap. Mais provedores de liquidez preferem Uniswap, uma vez que os incentivos de provisão de liquidez do PancakeSwap favorecem aqueles que depositam tokens exóticos que são os mais voláteis.
Por outro lado, o PancakeSwap já ultrapassou o volume de negociação de um dia do Uniswap. No entanto, devido à volatilidade do ecossistema DeFi, a plataforma movida a BSC precisa manter uma trajetória ascendente para bater permanentemente o Uniswap no volume de negociação.
Segurança e Comunidade
Embora PancakeSwap e Uniswap sejam descentralizados, PancakeSwap se beneficia do suporte do ecossistema Binance. No entanto, Uniswap também tem uma grande comunidade, graças à sua entrada precoce na cena DeFi.
O PancakeSwap está tentando preencher a lacuna de usuários criada por sua chegada relativamente recente ao cenário DeFi, atraindo seguidores leais por meio de loterias, competições e outros incentivos semelhantes.
O que vem a seguir para Binance Smart Chain?
Novamente, é preciso dizer que a rivalidade PancakeSwap-Uniswap vai além dos próprios DEXs, uma vez que também ilustra as principais diferenças entre o blockchain Ethereum e o Binance Smart Chain.
O BSC atualmente parece estar no lado positivo, com sua liquidez crescendo exponencialmente. Token de natal de Binance, BNB, está colhendo as recompensas do boom do DeFi, ocupando um assento no top cinco principais cryptocurrencies em valor de mercado na CMC.
Notavelmente, os altos volumes no BSC indicam a necessidade de transações mais baratas e rápidas. Os altos custos de gás da Ethereum parecem ser o maior contribuinte para o afastamento dos usuários em direção às redes DeFi baseadas em BSC. Por exemplo, entre janeiro e fevereiro de 2021, o BSC registrou um aumento de usuários únicos de 12.700 para mais de 50.000.
Como os usuários vieram com um aumento no volume de negócios, em 9 de fevereiro de 2021, o volume de negócios do BSC atingiu US $ 6,84 bilhões, enquanto o da segunda maior blockchain ficou em US $ 5,42 bilhões. Além disso, o BSC está vendo um aumento em novos aplicativos descentralizados (DApps) como BakerySwap, JulSwap , Autofarm e muitas outras plataformas.
O aumento da competição colocará imensa pressão sobre os desenvolvedores do Ethereum para acelerar, ou pelo menos cumprir, os prazos que marcam o roteiro que leva à sua forma final de prova de aposta, que deve pôr fim aos seus atuais problemas de escala.