A conta do Twitter do fundador da Uniswap, Hayden Adams, é tomada por hackers. Na data de hoje, 20 de julho, o alerta veio de um dos grupos mais atentos do mundo crypto, o “Web3 Security Alerts”, via Telegram, que rapidamente percebeu e informou a todos sobre o golpe em curso.
No aparente golpe, os ciberinvadores lançaram uma narrativa sombria, alegando que o contrato Permit2 da Uniswap estava sob ameaça de um ataque desconhecido. O alerta falso afirmava que os tokens dos usuários estavam em risco e incentivava as pessoas a clicar em um link que, na verdade, era malicioso.
O golpe foi habilmente orquestrado. O primeiro tweet mal-intencionado permaneceu visível apenas por alguns minutos antes de ser deletado. Mas, estranhamente, outros tweets quase idênticos foram postados. Ainda estão visíveis no Twitter até o momento de redação desta notícia.
.@haydenzadams’ Twitter account has been hacked. Please do not click on any links. There is no giveaway, airdrop, or bounty. The Protocol has not been hacked or exploited.
We will let you know when the issue is resolved
— Uniswap Labs 🦄 (@Uniswap) July 20, 2023
Hayden Adams não foi apenas vítima no Twitter. As contas de Adams no MetaMask e Coinbase Wallet também foram bloqueadas, de acordo com o relato do “Web3 Security Alerts”. É uma prova adicional de que os cibercriminosos estão se tornando cada vez mais sofisticados em suas técnicas de engenharia social.
Mas, não são só os hackers que estão em atividade. As próprias plataformas de mídia social também estão trabalhando para reduzir o número de golpes. Apenas duas semanas atrás, em 1º de julho, Elon Musk, CEO do Twitter, informou que a plataforma começaria a limitar o número de postagens que os usuários podem ler diariamente. Isso, de acordo com Musk, é para ajudar a “detectar e eliminar bots e outros agentes mal-intencionados”.