Em uma revelação significativa que marca a expansão da empresa, o Uniswap Labs (UNI) anunciou, em 10 de outubro, uma rede de testes para a solução de dimensionamento Ethereum intitulada Unichain. O anúncio impulsionou os preços da criptomoeda UNI hoje. No momento da publicação, o preço do Uniswap estava cotado em US$ 8,01 com alta de 12% nas últimas 24 horas.
Em seu comunicado, a Uniswap destacou que detectou os pontos de melhoria no mercado e, por esta razão, está lançando a Unichain, uma Superchain L2 rápida e descentralizada que foi construída para ser o lar da DeFi e da liquidez em todas as cadeias.
“Hoje, estamos felizes em anunciar a Unichain. Após anos construindo e escalando produtos DeFi no Uniswap Labs, vimos onde a DeFi precisa melhorar e o que é necessário para continuar avançando o roteiro de escala da Ethereum”.
Segundo a visão da empresa, embora o protocolo Uniswap e outros protocolos DeFi tenham feito grande progresso, o DeFi no Ethereum ainda enfrenta desafios. O Unichain é a resposta da empresapara corrigir esses problemas, sendo criado para ser de baixo custo, ao mesmo tempo que promove a descentralização.
“O Unichain foi projetado para alavancar e acelerar o roteiro de escalabilidade do Ethereum, movendo a execução para um L2. Na prática, isso significa que o Unichain reduzirá os custos de transação em ~95% em comparação ao Ethereum L1 no curto prazo, e ainda mais ao longo do tempo”.
Os desenvolvedores Uniswap adiantaram que a Unichain em breve introduzirá uma rede de validação descentralizada que permiterá que os nós verifiquem blocos. “Isso adiciona uma camada adicional de finalidade e reduz o risco de blocos conflitantes ou inválidos”, explicou.
Além disso, de acordo com a equipe, a Unichain será lançada com tempos de bloco de um segundo e em breve introduzirá “sub-blocos” de 250 ms que farão com que as experiências do usuário pareçam instantâneas. “Blocos mais rápidos também aumentam a eficiência do mercado e diminuem o valor perdido para o MEV”, complementou.