Um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin aumentará a liquidez da maior criptomoeda do mercado? A plataforma especialista em análise de criptomoedas, Kaiko, compartilhou um novo relatório sobre o assunto, em 14 de dezembro.
A empresa observou que a queda na profundidade do mercado Bitcoin e o volume de negociações apresentados desde novembro passado, podendo encontrar novos rumos com mudanças a partir de janeiro.
“Desde o colapso da FTX, cobrimos de perto a liquidez criptográfica. Não há como atenuar os factos: tanto os volumes como a profundidade da carteira de encomendas caíram de forma generalizada, para todos os activos, em todas as bolsas. Mesmo a última recuperação do mercado não conseguiu ressuscitar a profundidade ou o volume para os níveis pré-FTX. Mas, com uma possível aprovação do ETF à vista já em Janeiro, há esperança de que a liquidez possa em breve registar uma recuperação real (apesar de alguns riscos de um impacto negativo)”, escreveu.
Will an #ETF boost #bitcoin liquidity?
That’s the question we explore in our latest deep dive.
BTC market depth and trade volume have plunged since last November, but this may all change come January.
— Kaiko (@KaikoData) December 14, 2023
O levantamento apresentou os argumentos positivos e negativos durante a análise. Para o argumento de que os “ETFs aumentarão a liquidez”, Kaiko destacou alegações de que um ETF vai expandir o número de traders cripto, “causando volumes maiores e mercados mais eficientes. Os criadores de mercado também beneficiarão dos ETFs como cobertura e poderão expandir as suas atividades”.
Já sobre os argumentos de que os “ETFs prejudicarão a liquidez”, a plataforma explicou sobre a existência de uma preocupação de que “saídas significativas de ETFs possam exercer pressão de venda nos mercados subjacentes. Do lado dos formadores de mercado, eles podem cobrar spreads mais elevados devido a um maior número de traders informados”.
“A liquidez também é importante do ponto de vista de um arbitrador. O preço do ETF terá de acompanhar o subjacente, o que é possível graças à compra e venda sempre que surge um prémio ou desconto. Os mercados ilíquidos tornam o trabalho dos arbitradores mais complexo, criando deslocações de preços mais frequentes, pelo que a liquidez é importante para a eficiência do mercado”.
A análise também ressaltou que as possíveis aprovações de ETFs podem impactar os custos de negociação nos casos em que os investidores mais informados entrem nos mercados de bitcoin.
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 42.706,80 em alta de 1.5% nas últimas 24 horas.