O governador do banco central da França, François Villeroy de Galhau, afirmou, em 3 de outubro, que os bancos centrais que estão situados na área do euro vão estabelecer um planejamento para uma moeda digital de banco central no atacado (CBDC) já nas próximas semanas, conforme informações publicadas pelo Coindesk.
“O Eurosistema começou a explorar novas tecnologias para a liquidação de dinheiro do banco central, incluindo a emissão de um primeiro tipo de CBDC tokenizado”, disse François.
O governador do banco central da França ainda complementou afirmando: “Os critérios de elegibilidade e a chamada de interesse serão publicados nas próximas semanas e os experimentos serão lançados ao longo do próximo ano, incluindo testes com transações reais.”
François Villeroy também destacou a exploração do banco central referente a “protocolos e blockchains alternativos”, além do seu próprio Distributed Ledger for Securities Settlement System, DL3S.
Vale lembrar que, na semana passada, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, teceu comentários recentes sobre os esforços do bloco sobre uma moeda digital do banco central (CBDC) da instituição financeira, bem como, um suposto anonimato do próximo ativo digital.
Recentemente, Lagarde fez defesas relacionadas ao projeto de uma CBDC do BCE, destacando que a moeda “não será completamente anônima” ao comparar com uma nota de banco.
“Estamos trabalhando para proteger a privacidade, mas como o dinheiro digital deixa rastros no blockchain, ele não será completamente anônimo como é o caso de uma nota”, afirmou a presidente do BCE.
A declaração acontece após as preocupações divulgadas por alguns membros do Parlamento Europeu (MEPs) relacionados ao projeto de uma CBDC. No cerne destas preocupações está o impacto na privacidade de dados de seus usuários.