A Comissão Europeia (CE) anunciou, em 11 de julho, uma “estratégia da web4 e dos mundos virtuais”. De acordo com o anúncio, a estratégia visa “orientar a próxima transição tecnológica e garantir um ambiente digital aberto, seguro, confiável, justo e inclusivo para cidadãos, empresas e administrações públicas da UE”.
“A próxima geração, a Web 4.0, permitirá uma integração entre objetos e ambientes digitais e reais e interações aprimoradas entre humanos e máquinas”, disse a comissão destacando os avanços tecnológicos.
Acreditando que os mundos virtuais vão impactar a maneira como as pessoas vivem juntas, a nova estratégia visa uma Web 4.0 e mundos virtuais que possam refletir os valores e princípios da UE, onde os direitos das pessoas se apliquem plenamente e onde as empresas europeias possam prosperar, destacou o comunicado.
“A estratégia está alinhada com os objetivos de 2030 do programa de políticas da Década Digital e três de seus principais pilares de digitalização: habilidades, negócios e serviços públicos. O quarto pilar, infraestruturas, é abordado pelo pacote de conectividade da Comissão e seus esforços mais amplos em computação, nuvem e capacidades de ponta. Também aborda a abertura e a governança global dos mundos virtuais e da Web 4.0 como vertentes específicas de ação”, explicou.
Vale lembrar que a União Europeia (UE) anunciou, em 27 de junho, um acordo político referente a nova legislação de capital bancário, incluindo o setor de criptomoedas. O acordo aconteceu depois de uma reunião entre representantes do Parlamento Europeu, governos nacionais e a Comissão Europeia.